Ford Fiesta 1.5 TDCI Titanium- Ensaio

By on 9 Setembro, 2017

Ford Fiesta 1.5 TDCI 120 cv Titanium

Texto: André Duarte

Viagens com prazer

Há 40 anos em produção e com mais de 17 milhões de unidades vendidas, o Fiesta é um dos modelos mais bem sucedidos da Ford. Por isso, o lançamento da sua oitava geração gera natural expectativa e foi com esse sentimento que partimos à descoberta da proposta de 3 portas que equipa o novo motor 1.5TDCI de 120cv e que só chegará ao mercado em outubro, não existindo por isso ainda preços da versão ensaiada e do novo bloco, que, no imediato, em Portugal, irá apenas estar disponível com o nível de equipamento Vignale. O objetivo da marca foi por isso dar a conhecer os novos motores da gama Fiesta (além do referido falamos também do  1.0 EcoBoost de 140cv). Um ensaio antes do lançamento que é sempre um privilégio e uma oportunidade para tirar as primeiras notas…

Exterior

O Fiesta é um modelo harmonioso, com um prolongamento das suas linhas ao longo da carroçaria, confluindo de uma secção traseira mais robusta até uma dianteira que emana uma aura mais suave.

Na frente destacam-se os grupos óticos em que o nível de equipamento Titanium garante luzes de curva e luzes LED. A grelha ao centro apresenta uma proporção equilibrada que contribui para uma boa imagem exterior. A lateral, de linhas esculpidas e bem definidas, transmite personalidade ao conjunto, em que se destaca o friso em alumínio junto dos vidros e o braço dos retrovisores a preto, tonalidade que pode também ornar todo o tejadilho e que origina um belo contraste com a cor do conjunto. A versão de 3 portas assenta na perfeição neste modelo de linhas fluídas, atribuindo-lhe maior personalidade. Chegamos à traseira e encontramos um pára-choques expressivo a que se alia a imagem robusta dos grupos óticos, também em LED, e um spoiler que fazem a secção traseira ter uma imagem mais aguerrida e que contrasta com a ideia de leveza dada pela frente. No global, temos um conjunto visualmente atrativo.

Interior 

Chegados ao interior, este não transmite uma grande sensação de espaço, mas tal é amenizado pela aura acolhedora com que nos recebe, sendo aconchegante. Os bancos dianteiros são confortáveis e têm um excelente apoio lombar, e os materiais são agradáveis e atrativos, com frisos em alumínio, na consola central, apoios de braços nas portas, puxadores, volante, travão de mão e seletor a contrastarem com o preto que marca o interior e a darem ares de elegância. À frente há vários espaços de arrumação – nas portas, junto do seletor e apoios para copos ao pé do travão de mão.

Para acedermos aos lugares traseiros utilizamos uma patilha para reclinarmos as costas dos bancos dianteiros e para os puxarmos para a frente. Porém, na versão de ensaio, de três portas, a acessibilidade que nos é oferecida não é a melhor.

Nos bancos de trás, o passageiro do lugar do meio encontra uma posição ligeiramente mais elevada que os demais, a qual se revela desconfortável. A par disso, para qualquer um dos passageiros nos bancos traseiros, o espaço em altura para a cabeça é reduzido – uma pessoa com cerca de 1,80 metros terá problemas em ir confortável.

Na versão de três portas revela-se uma boa opção quer para um indivíduo quer para um casal com, por exemplo, um filho. É possível circularem cinco passageiros, mas é recomendável não circularmos com mais de quatro para estar garantida uma melhor comodidade. Os bancos traseiros são facilmente rebatíveis na proporção 60:40 através de um botão. A bagageira oferece 292l (com kit de reparação de pneu) divididos por dois pisos, uma boa opção que facilitada a colocação e retirada de bagagem para quando não precisamos de grandes volumes. Com os bancos rebatidos a fasquia sobe para os 1093l (com kit de reparação de pneu).

Nos lugares dianteiros, ao centro do tablier encontramos um ecrã de 8” muito agradável ao toque e intuitivo. Aqui podemos regular todas as definições do veículo, de conectividade e infoentretenimento: som, ligação bluetooth, telefone (compatível com Apple Carplay e Android Auto), rádio, sistema de navegação, aplicações móveis, definições do veículo, assistência de emergência e wi-fi.

Sistemas de Assistência à Condução e Segurança

A versão de ensaio, Titanium, vem munida de tudo aquilo que hoje em dia é cada vez mais necessário  para uma utilização diária, a par de algumas mordomias. No global,  falamos de: volante aquecido; sistema de informação de ângulo morto; retrovisores elétricos rebatíveis; assistência pré-colisão; indicador de distância; 
cruise control adaptativo; reconhecimento de sinais de trânsito; alerta ao condutor; faróis máximos automáticos; assistência ativa ao estacionamento; alerta de trânsito cruzado
; aviso de colisão frontal
; câmara de visão traseira; bancos e pára-brisas aquecidos; abertura e arranque sem chave; jantes liga leve de 16” e proteção de portas.

 Ao volante

A posição de condução coloca o condutor centrado na estrada, tendo a tarefa facilitada por tudo estar ergonomicamente disposto: volante e respetivos botões, seletor, ecrã no tablier ou travão de mão.

Junto do seletor temos uma tomada de 12V, uma entrada USB, botões para alternarmos entre os modos Eco e Normal, desligarmos o controlo de tração ou desativarmos o sistema Start & Stop.

O painel de instrumentos apresenta-nos uma gama completa de opções (e tem um curioso pormenor, os ponteiros a azul iluminados, um toque distintivo, algo que também se encontra no local destinado à colocação de copos, junto do travão de mão, local que conta com uma idêntica e subtil iluminação). Para além das normais informações de viagem (consumos, distância ou velocidade), permite-nos ativar/desativar os sistemas de assistência à condução, ver a navegação, selecionar a estação de rádio ou  aceder às chamadas efetuadas, perdidas ou recebidas. Tudo isto de forma prática através dos botões no volante multifunções.

Inteirados de todas as particularidades, é hora de dar início à marcha. Começamos a navegar na estrada e percebemos que o novo motor diesel 1.5 TDCI de 120 cv tem um belo binário máximo de 270 Nm, disponível desde as 1750 rpm, e se relaciona bem com a caixa de 6 velocidades, bem escalonada, que nos dá elasticidade em cada passagem para que a troca de relações possa acontecer mais cedo ou ser prolongada, mediante o gosto e a necessidade. Tudo sem penalizar a performance. O motor parece estar sempre disponível para algo mais e sem nos apercebermos já galgámos as velocidades legais.

O Fiesta permite-nos mesmo abordagens mais arrojadas em estrada, com prestações que surpreendem e agradam a velocidades mais elevadas e em registos que não aqueles que dele se espera.

Em curva o chassis oferece alguma rigidez, se o colocarmos à prova em excessos que não são supostos, mas nada de alarmante, e a suspensão cumpre com distinção o seu papel, garantindo conforto a todos os ocupantes. No entanto fica a ideia que a direção poderia ser algo mais precisa.

Apenas a insonorização não joga a seu favor, fazendo-se sentir no habitáculo o barulho do motor, principalmente quando rodamos com este acima das 3000 rpm, numa sonoridade algo grosseira e disforme, pouco agradável em viagem. No entanto, tal não lasca todos os demais atributos do conjunto. Para o dia a dia é um modelo que nos vai fazer circular prazer e satisfação em cada viagem.

 Consumos

Os consumos são um bom aliado desta proposta da Ford. Calmamente, dentro da legalidade, conseguimos registos de 4,4l, numa condução alternada entre auto-estrada e o trânsito de pára-arranca urbano. A marca aponta para consumos na casa dos 3,5l. Um diferencial de 0,9l que ainda assim não é alarmante. Para um modelo que se espera para uma utilização quotidiana, consumos pouco acima dos 4l estão perfeitamente conforme.

Motorizações e versões disponíveis

A Ford está em marcha com um plano de lançamento faseado do novo Fiesta, daí que, por exemplo, a versão de ensaio ainda não esteja disponível no mercado nacional (só em outubro), nem tenha preços.

Porém, atualmente disponíveis no mercado estão os modelos Fiesta de 3 portas com o nível de equipamento Business e motorizações a gasolina 1.1 de 70 cv e 80 cv e 1.0 de 100 cv. Os preços começam nos 16.383€ para a motorização menos potente. No caso do diesel, está disponível o bloco 1.5 TDCI de 85 cv por 20.384€.

Nas versões de 5 portas, há de momento disponíveis dois níveis de equipamento, Business e Titanium. O primeiro exatamente com as mesmas motorizações da versão de três portas, com a diferença que os preços nas propostas a gasolina começam nos 16.942€ e no caso do diesel nos 20.994€.

Em relação ao nível de equipamento Titanium, estão disponíveis as motorizações a gasolina 1.1 de 85 cv e 1.0 de 100 cv e 125 cv, com preços a partir dos 17.928€ para o bloco menos potente. A diesel pode-se encontrar o bloco 1.5 de 85 cv a partir de 21.675€.

Equipamento Opcional

Parte do equipamento opcional vinha incluído na versão ensaiada. Porém, aqui deixamos os principais destaques de equipamento respetivos preços, os quais surgem maioritariamente em packs:

Pack Tech: Controlo automático de velocidade adaptativo ACC + Assistência à pré-colisão com alerta de distância 559€; Pack Tech 2: Reconhecimento de Sinais de Trânsito + Alerta ao condutor + Faróis máximos automáticos 381€; Pack Tech 3: Controlo automático de velocidade adaptativo ACC + Assistência à pré-colisão com alerta de distância + Sistema de Deteção de ângulo moroto (BLIS) + Alerta de Tráfego Cruzado 737€; Pack Winter: Pára-brisas Quickclear + Bancos aquecidos 356€; Pack Driver: Sistema de Estacionamento Automático incl. Estacionamento perpendicular (inclui Retrovisores exteriores aquecidos e recolhíveis) + câmera de visão traseira 381€; Pack Driver: Sistema de Estacionamento Automático incl. Estacionamento perpendicular (inclui Retrovisores exteriores aquecidos e recolhíveis) + câmera de visão traseira 686€; Pack Driver: Sistema de Estacionamento Automático incl. Estacionamento perpendicular (inclui Retrovisores exteriores aquecidos e recolhíveis) + câmera de visão traseira 457€; Pack Visibilidade: Limpa pára-brisas automático e retrovisor interior electrocromatico 102€; Pack Fumador: Cinzeiro e isqueir 20€; Interior Pack 3 Bohai Bay Mint: Interior com detalhes em Bohai Bay Mint (friso pintado no IP, saidas de ar, capa do retrovisor interior, puxadores das portas) 102€; Interior Pack 4  Bohai Bay Mint: Interior com detalhes em Bohai Bay Mint (friso pintado no IP, saidas de ar, capa do retrovisor interior, puxadores das portas)+ Estofos em tecido com pespontos em Bohai Mint 203€; Interior Pack 5 Deep Impact Blue: Interior com detalhes em Bohai Bay Mint (friso pintado no IP, saidas de ar, capa do retrovisor interior, puxadores das portas) 102€; Interior Pack 6: Yellow Estofos parcial couro, interior com detalhes em Yellow (saídas de ar, manípulos das portas, tapetes dianteiros e traseiros com insersões) capa do retrovisor interior em metal grey 610€; Interior Pack 7 Race Red: Estofos em tecido com inserções Race Red, interior com iserções Race Red (saídas de ar, manípulos das portas, tapetes dianteiros e traseiros com insersões) capa do retrovisor interior em metal grey 102€; Interior Pack 8 Race Red: Estofos parcial couro com inserções em Race Red, Interior com detalhes em Race Red (saídas de ar, manípulos das portas, tapetes dianteiros e traseiros com insersões) capa do retrovisor interior em metal grey, inserções em Race Red no interior das portas, volante, alavanca de mudanças e travão de mão 635€; Interior Pack 10 Metal Grey: Estofos parcial couro, pespontos em metal grey nos tapetes à frente e apoio de braços nas portas e capa do espelho retrovisor interior 610€; Interior Pack 11 Chrome Copper: Interior com detalhes em Chrome Copper (friso pintado no IP, saidas de ar, capa do retrovisor interior, puxadores das portas) 127€.

Concorrentes

O segmento B é muito concorrido e opções não faltam, embora possam divergir em potência ou cilindrada: Renault Clio GT Line Energy 1.5 dCi de 110 cv situa-se nos 23.320€; Peugeot 208 GT Line com motor 1.6 BlueHDi de 120 cv cifra-se nos 22.000€ com a atual campanha;  Volkswagen Polo Highline 1.4 TDi com 105 cv cifra-se nos 23.718€;  Citroen C3 Shine 1.6 BlueHDi com 100 cv é 21.708€.

Balanço Final

O Ford Fiesta revela-se desde o primeiro momento muito agradável e uma cómoda solução para o dia a dia, já que oferece qualidade de construção, uma boa oferta tecnológica, um motor robusto e prazer em viagem. No fundo, uma proposta em que se sente que temos um compromisso consistente, capaz e por isso bastante interessante, reunindo ainda outra bela característica, a de aumentar o nosso gosto de utilização quanto mais o vamos conhecendo em estrada. No global, é uma proposta que concentra um rol de atributos para vingar no segmento B e dar continuação à bem sucedida linhagem do modelo, deixando-nos um bem estar na alma a cada utilização.

Mais: Motor / Condução / Equipamento 

Menos: Acessibilidade e espaço nos lugares traseiros / insonorização

 

FICHA TÉCNICA

Motor

Tipo – 4 cil. em linha, injeção direta, turbo de geometría variável, intercooler

Cilindrada (cm3) – 1499

Diâmetro x curso (mm) – 73,5 x 88,3

Taxa de compressão – 16,0:1

Potência máxima (cv/rpm) – 120/3600 rpm

Binário máximo (Nm/rpm) – 270/1750-2500

Transmissão, direcção, suspensão e travões

Transmissão e direcção – dianteira, transmissão manual de seis velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – tipo McPherson com molas helicoidais à frente e eixo de torção com molas helicoidais atrás

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos ventilados

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 9,0s

Velocidade máxima (km/h) – 195

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 3,2/3,9/3,5

Emissões de CO2 (g/km) – 89

Dimensões e pesos 

Comp./largura/altura (mm) –  4040/1735/1476

Distância entre eixos (mm) – 2493

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1508/1471

Peso (kg) – 1188

Capacidade da bagageira (l) – 292 (com kit de reparação de pneu)

Depósito (l) – 42

Pneus (fr/tr) – 195/55 R16

Preço versão ensaiada (€) – Não disponível (lançamento em outubro)