Opel Zafira 1.6 CDTI Innovation – Ensaio

By on 18 Julho, 2017

Opel Zafira 1.6 CDTI Innovation

Texto: Francisco Mendes ([email protected])

Mais e melhor a pensar na família

A substituição das monovolumes pelas SUV é cada vez mais uma tendência das marcas, mas a verdade, mas as excepções existem como é o caso da Opel com a nova geração da Zafira.

Antes de tudo escrever que pessoalmente, sou e sempre serei, um adepto confesso das monovolume, talvez pela família numerosa que tenho, mas acima de tudo pela capacidade destes veículos fazerem face à necessidade das saídas para férias, ou mesmo no dia-a-dia, quando transportamos os mais novos, carregados de malas em tempo de veraneio ou mesmo na altura da escola, em que o número de malas, lancheiras e sacos de desporto são mais que muitos.

Mas é preciso ter em conta que este é um dos veículos mais importantes para marca, já que a até à data, a Opel já vendeu mais de 2,7 milhões de Zafira

Ora nesse sentido este restyling realizado pela Opel à Zafira, tinha de ser algo que fizesse a diferença e bem se pode dizer que é uma aposta ganha. O popular monovolume de sete lugares, conta com um desenho completamente novo da secção dianteira, mas as maiores mudanças foram registadas ao nível do seu interior onde passamos a contar com um novo tabliê, uma consola central totalmente redesenhada e simplificada. Além disso os equipamentos de informação e entretenimento são da mais recente geração, ou seja estamos perante um habitáculo redesenhado e onde sobressai um ambiente espaçoso e conectividade digital total com o exterior.

A mais recente geração do sistema de informação e entretenimento IntelliLink é compatível com Apple CarPlay e Android Auto para garantir a integração de aplicações e funções de ‘smartphones’ de ambos os sistemas operativos iOS e Android.

Por seu turno, o sistema de assistência em viagem e em emergência Opel OnStar faculta um ‘hotspot’ Wi-Fi 4G/LTE que permite a ligação à Internet até sete dispositivos em simultâneo. E, pela primeira vez neste segmento de veículos, a Opel estreia a mais recente geração de faróis AFL, compostos exclusivamente de LED.

Interior

Mas esta monovolume impõe-se sobretudo pelo seu generoso espaço a bordo e pelas suas soluções de arrumação. Tal como nas anteriores gerações Zafira, condutor e passageiro da frente podem viajar em bancos ergonómicos. Ao centro contam com uma consola multifuncional FlexRail que corre ao longo de calhas de alumínio, disponibilizando módulos de arrumação independentes.

Atrás a segunda fila de bancos pode ser alterada e assumir a configuração ‘Lounge’ graças a mecanismos que rebatem as costas do banco central e levantam confortáveis apoios de braços para os ocupantes dos lugares do lado das portas. Estes bancos podem ainda deslocar-se ao longo de calhas, para trás e para o centro, passando a oferecer mais espaço para pernas e ombros que só encontra paralelo em berlinas de luxo.

Já a terceira fila é formada por dois bancos que rebatem para o interior do piso da Zafira, criando desta forma uma superfície plana na bagageira que apresenta um volume apreciável.

Mas vamos à capacidade de arrumação nesta Zafira, que na configuração de cinco lugares a revela uma capacidade da bagageira de 678 litros, que aumenta para nada menos que 1792 litros se a segunda fila de bancos for rebatida.

Esqueça contudo a capacidade de bagagem quando montamos os bancos da terceira fila. Ai o melhor é tirar partido dos mais de 30 espaços e compartimentos para a arrumação de pequenos objetos.

Já a pensar nos passeis de bicicleta ao fim de semana, uma nota ainda para o porta-bicicletas FlexFix integrado no para-choques traseiro que funciona como uma gaveta e pode transportar até quatro bicicletas (peso total máximo de 80 kg). Com um mecanismo de inclinação, este dispositivo permite abrir o portão traseiro mesmo quando transportamos as bicilectas.

Motorizações e versões disponíveis

A gama do novo Zafira inclui uma vasta escolha de motores e é a única do segmento a cobrir, à saída da fábrica, um leque completo de opções de combustíveis: gasolina, gasóleo, gás de petróleo liquefeito (GPL) e gás natural comprimido (GNC). As potências vão de 134 cv a 200 cv, com médias de consumo de 4,5 a 7,2 l/100 km e emissões de 119 a 168 g/km de CO2, no ciclo misto, de acordo com a norma EC 715/2007.

O motor topo de gama é o 1.6 Turbo a gasolina, com injeção direta e turbocompressor, que debita 200 cv de potência. Com binário máximo de 280 Nm, o Zafira 1.6 Turbo acelera de zero a 100 km/h em 8,8 segundos, recupera de 80 a 120 km/h em 5ª velocidade em apenas 8,3 segundos e consegue alcançar 220 km/h de velocidade máxima. Com caixa manual de seis velocidades, sistema Start/Stop e pneus de baixa resistência ao rolamento, o mais potente dos Zafira apresenta médias de consumo de apenas 7,2 l/100 km em percurso misto (norma EC 715/2007).

Do lado dos turbodiesel, a opção mais económica é assumida pelo elogiado 1.6 CDTI (versão ensaiada) agora com potência de 134 cv, binário de 320 Nm e consumo médio de apenas 4,5 l/100 km, tendo recebido uma gestão eletrónica de motor mais evoluída. O mais potente dos Diesel é o 2.0 CDTI de 170 cv, com levadíssimo binário de 400 Nm. Capaz de consumos médios de apenas 4,9 l/100 km, este motor também consegue acelerar o Zafira de zero a 100 km/h em menos de 10 segundos, o que representa uma marca notável para este tipo de veículos.

Ao Volante

Viajar nesta nova Zafira é verdadeiramente agradável já que o para-brisas panorâmico e o tejadilho em vidro, ampliam a noção de espaço no habitáculo. Como é que isso acontece? A Opel apresenta uma para-brisas que se estende da base junto ao capô dianteiro quase até ao nível dos pilares, proporcionando aos ocupantes da frente um campo de visão de grandes dimensões. Para além disso o tejadilho de abrir em vidro vai do para-brisas até praticamente à vertical da terceira fila de bancos, o que dá ao habitáculo uma enorme luminosidade

Estar ao volante desta nova Zafira é verdadeiramente agradável, tudo parece fácil e mesmo as manobras mais complicadas se tornam mais fáceis com a versão mais recente da câmara dianteira Opel Eye que constitui a base de funcionamento de uma série de sistemas de apoio à condução, entre as quais se contam a Comutação Automática ‘Médios/Máximos’ dos novos faróis AFL LED e o Reconhecimento de Sinais de Trânsito. A mesma câmara controla ainda o sistema de Indicação de Distância para o Veículo da Frente e garante o funcionamento do Alerta de Colisão Dianteira Iminente quando detecta uma redução repentina na distância para o veículo que segue à frente.

Quando ligado, o sistema de Alerta de Saída de Faixa é activado automaticamente a velocidades superiores a 60 km/h e avisa o condutor com uma indicação no painel de instrumentos e um alerta sonoro se o automóvel se desviar inadvertidamente da sua faixa.

Uma nota ainda para a estreia dos faróis AFL (Adaptive Forward Lighting; Iluminação Dianteira Adaptativa) compostos exclusivamente de LED. Este novo sistema ajusta automaticamente os feixes de luz a cada situação de condução para oferecer sempre a melhor visibilidade.

O AFL LED opera com nove padrões de iluminação, incluindo luz de cidade, luz de estrada, luz de auto-estrada e um modo especial ‘eco’ que activa a poupança de energia quando o automóvel está parado num semáforo vermelho.

Viajar nesta nova Zafira é verdadeiramente agradável já que o para-brisas panorâmico e o tejadilho em vidro, ampliam a noção de espaço no habitáculo. Como é que isso acontece? A Opel apresenta uma para-brisas que se estende da base junto ao capô dianteiro quase até ao nível dos pilares, proporcionando aos ocupantes da frente um campo de visão de grandes dimensões. Para além disso o tejadilho de abrir em vidro vai do para-brisas até praticamente à vertical da terceira fila de bancos, o que dá ao habitáculo uma enorme luminosidade

Veredicto

Ou seja em tempo de férias esta nova Zafira é uma opção a ter em conta quando precisamos de espaço e conforto para viajar, já que a popular monovolume da marca germânica apresenta-se  mais espaçosa e mais equilibrada e confortável para toda a família.

Boas Férias!

FICHA TÉCNICA

Motor

Tipo – 4 cilindros em linha

Cilindrada (cm3) – 1598

Diâmetro x curso (mm) – 79,7 x 80,1

Potência máxima (cv) – 134/4000 rpm

Binário máximo (Nm/rpm) – 320/-2000 rpm

Tracção  – dianteira

 Caixa de velocidade – 6 vel. manual

 Suspensão Frente  – Tipo McPherson

Suspensão Traseira – Eixo de torção

Prestações e Consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 11,2s

Velocidade máxima (km/h) – 193 km/h

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 4,0/5,3/4,5

Emissões de CO2 (g/km) – 119

Dimensões e pesos

Comp./largura/altura (mm) – 4666/2100/1660

Distância entre eixos (mm) – 2760

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1584/1588

Travões Fr/TR – Discos ventilados/Discos

Peso bruto (kg) – 2410

Capacidade da bagageira (l) – 678

Capacidade do depósito (l) – 58

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 33160€

Preço da versão base (Euros): 27630€