Na onda do revivalismo: Renault 4 apanhado em testes
Renault 5: 50 mil pessoas na lista de espera

Renault 4 está de volta, antecipando um novo modelo para o ano 2025

By on 17 Outubro, 2022

A Renault continua a trazer alguns dos seus ícones para o presente, com uma nova imagem, um motor elétrico e uma elevada dose de nostalgia. E agora, é a vez do 4L.

Todos temos uma história com um Renault 4 ou conhecemos alguém que tenha. É garantido. Afinal, foram mais de oito milhões de unidades vendidas em mais de 100 países, de um modelo que tinha a capacidade de se adaptar a quase todos os gostos e situações que lhe surgissem como destino. Era tão brilhante há 60 anos, como ainda é hoje, através das (cada vez menos) unidades que vamos conhecendo por aí.

Mas agora, e ainda que não seja a mesma coisa, a Renault vai contribuir para que este nome se mantenha durante mais tempo. Uma das suas principais novidades no Salão de Paris deste ano, é o novo 4L Trophy, um protótipo com um visual completamente inspirado na polivalência e versatilidade do Renault 4, mas, com diversos traços modernos que o trazem para o presente, ou mesmo para o futuro. Afinal, este é o modelo que também anuncia os primeiros traços de um futuro SUV totalmente elétrico destinado ao segmento B, que deverá chegar ao mercado em 2025.

“Para trazer o 4Ever Trophy para a era moderna, infundimos a sua forma aerodinâmica com sofisticação tecnológica. Todos estes ingredientes foram cuidadosamente trabalhados, com vista à modernidade e sofisticação, pelo que o design ressoa junto daqueles que já estão familiarizados com o 4L, tal como o fará com as gerações mais jovens que poderão não conhecer nada da ilustre história deste automóvel”.

Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da Renault

Para quem se lembra do Renault 4 como se o tivesse visto ontem pela última vez, será divertido identificar elementos como a faixa negra horizonta que liga as óticas dianteiras, agora em LED, o formato da janela lateral traseira ou mesmo as linhas da carroçaria, já para não falar no desenho das óticas traseiras e tantos outros detalhes que nos remetem para o modelo original.

Tal como o Renault 5 já anunciado há uns tempos e que também está presente no Salão de Paris, o novo Renault 4 será construído com base na plataforma CMF-BEV para automóveis elétricos do segmento B, sendo que o seu posicionamento de mercado será muito semelhante ao que assistimos hoje com o Renault Clio e o Captur.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)