Nissan Leaf não escapa à moda dos SUV
Nissan dá uma pequena aula sobre as diferenças dos seus sistemas eletrificados

Afinal custo da bateria de um Nissan Leaf é de 7 mil euros mais IVA

By on 29 Outubro, 2019

As “fake news” são terríveis e nos tempos que correm, estamos a viver numa selva onde vale quase tudo. Vem isto a propósito de uma história que anda a circular de forma viral na Internet e nas redes sociais, sobre um cliente da Nissan que pretende trocar a bateria do seu Leaf, já fora da garantia, assegurando que a casa japonesa pediu 30 mil euros, mais IVA e custos de montagem por uma nova bateria.

Ora, nessa perspetiva, comprar um carro elétrico é a mesma coisa que jogar á roleta russa, nunca se sabendo quando levamos um tiro de 30 mil euros. Enfim, mais vale não comprar um carro elétrico.

O AUTOMAIS recebeu há muito os documentos sobre este “escândalo” com o preço das baterias, mas preferiu reservar a sua opinião e esperar por uma reação da Nissan. Eis que, finalmente chega (poderá ler abaixo o comunicado na íntegra) essa reação.

Lembrando que os Leaf á venda na Europa têm uma garantia de 8 anos ou 160 mil quilómetros, destacando um número de reclamações em garantia extremamente baixo. Lembra que os 48 módulos da bateria podem ser substituídos unitariamente, evitando assim a substituição de toda a bateria.

Diz a Nissan que é a única marca em Portugal que possui centros próprios de reparação de baterias (dois) e que caso exista a extraordinária necessidade de substituição integral da bateria, o preço da mesma é de 7 mil euros mais custos de instalação e IVA á taxa legal. Ou seja, muito longe dos 30 mil euros referidos pelo alegado cliente que espalhou a história nas redes sociais.

Remata a Nissan que há mais de 4200 unidades do Leaf e do NV200 em Portugal e mais de 140 mil Leaf em toda a Europa e, até ao momento, não houve qualquer incidente crítico envolvendo a bateria do veículo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)