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Alfa Romeo prepara a fusão entre a FCA e a PSA racionalizando a gama

By on 4 Novembro, 2019

Apesar de contar com dois produtos de excelência, a Alfa Romeo não tem conseguido estancar a perda de vendas e o futuro terá de ser diferente.

Já depois de conhecida a fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles e o PSA Group, Mike Manley, CEO da FCA, anunciou que a gama da Alfa Romeo “será significativamente reduzida, com a respetiva redução de investimento e despesa com a marca”.

Esta decisão foi comunicada de forma discreta durante a apresentação dos resultados aos investidores. A FCA racionalizou a Alfa Romeo, reduzindo a gama a quatro modelos: os rejuvenescidos Giulia e Stelvio (já lhe demos a conhecer essas mudanças), o Tonale (o C-UV já está pronto e o AUTOMAIS já lho revelou) que chega em 2021 um B-SUV que chega em 2022. O Tonale terá versão híbrida Plug In, o B-SUV versão totalmente elétrica. 

O Giulietta desaparece, não haverá renovação do Mito e os planeados desportivos GTV e 8C, além do 4C, não terão sucessores. Desta forma, a FCA reduz de forma sensível a despesa com a Alfa Romeo, mas desejavelmente, a marca manterá um posicionamento Premium.

Esta é uma enorme inversão face ao plano de cinco anos apresentado em junho de 2018 por Sergio Marchionne. O plano era ambicioso, caro e acaba de ser colocado na prateleira. Ou seja, não haverá desportivos bem a versão coupé do Giulia e também o rival para o Série 5 da BMW, foi descartado. Era uma questão de tempo até que Mike Manley, um homem especializado em contas e não em industria automóvel, olhasse para os resultados da Alfa Romeo e verificasse as perdas significativas da casa de Arese. 

Mike Manley ainda não tem papel definido no novo grupo que vai surgir da fusão entre a FCA e a PSA – provavelmente poderá desviar-se para o departamento financeiro – mas antecipou-se, conhecedor do hábito de Carlos Tavares de implementar cortes de custos draconianos para melhorar a performance financeira. Veremos se Tavares, um verdadeiro “petrolhead”, desejará ver a casa do Biscione ser castrada desta forma. Como dizia Ferdinand Piech, tratada como deve ser e por mãos conhecedoras, a Alfa Romeo pode ser uma das melhores marcas do mundo. Marchionne nunca deixou que o grupo VW comprasse a Alfa, veremos o que faz Carlos Tavares.

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