Alfa Romeo: Recordar os sucessos no automobilismo
Alfa Romeo muda o nome do Milano para Júnior depois de fortes críticas

Alfa Romeo vai lançar nova ofensiva com renovados Giulia e Stelvio

By on 31 Outubro, 2019

Quando foram lançados, tanto o Giulia como o Stelvio, recolheram excelentes criticas, sendo apontados como modelos capazes de atacar a hegemonia alemã. Infelizmente para a casa italiana, nada disso aconteceu.

A questão centra-se sempre nos mesmos temas: qualidade percecionada e tecnologia menos desenvolvida que os rivais. E se o ditado automobilístico que diz “a potência não é nada sem controlo”, aqui aplicamos “a beleza e o comportamento, não são nada sem qualidade”. Alguns problemas técnicos e mecânicos e a tal qualidade percecionada não tem feito fácil a vida da Alfa Romeo, apesar do Giulia e do Stelvio serem dois excelentes produtos.

Por isso mesmo e numa altura em que as conversas para uma fusão entre a FCA e a PSA estão no bom caminho e quase a desaguar num acordo, a Alfa Romeo tem um novo plano para revitalizar o Giulia e o Stelvio.

E pela lista que publicamos, não é um simples “upgrade”! Segundo este documento da Alfa Romeo North America, as versões 2020 da berlina e do SUV vão receber um renovado interior com um novo volante (esta não se percebe já que o volante é excelente), consola central e novos comandos. Ou seja, a Alfa Romeo vai atacar os pontos fortes e responder a todas as críticas.

É bem visível nas fotos a melhoria em termos de materiais, a consola foi redesenhada e o controlo do sistema de info entretenimento deixará, tudo o indica, de ser um plástico frágil e pouco agradável ao toque. Junta-se uma bandeira italiana na base da alavanca da caixa de velocidades e o botão do travão de mão elétrico está reposicionado.

O sistema de info entretenimento terá um ecrã de 8,8 polegadas sensível ao toque, finalmente deitando fora o pequenino ecrã sem sensibilidade ao toque de 6,5 polegadas. Haverá novos grafismos – os atuais são péssimos – novas funcionalidades e capacidade do sistema em se adaptar ao condutor. O que isso significará, logo veremos quando os modelos forem apresentados.

Sendo dos modelos menos tecnológicos no que toca a ajudas á condução e de segurança, o Giulia e o Stelvio vão ser atirados para o topo dos seus segmentos, com a Alfa Romeo a reforçar esta rubrica, ao utilizar o mais avançado sistema de ajuda á condução disponível na FCA. A marca assume que os modelos vão ter condução autónoma de nível 2, num sistema muito semelhante ao da Tesla. E como referimos, vão surgir vários sistemas de ajuda á condução e de segurança, incluindo um alerta de colisão frontal iminente.

O interior receberá a maior quantidade de alterações que a Alfa Romeo vai introduzir no Giulia e no Stelvio, mas o exterior não será esquecido. Na verdade, é complicado melhorar aquilo que já é muito bom e nesse particular, ambos os modelos destacam-se. Vão surgir novas cores, as proteções da carroçaria para os modelos topo de gama vão passar a estar à cor do carro, a lista de opcionais vai ser reduzida em 90%, deixando, assim, mais equipamento de série e menos confusão na hora de configurar o carro. No que toca ás mecânicas, não se esperam grande novidades, apenas a inevitável introdução de versões híbridas, sejam elas suaves ou “Plug in”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)