Apresentação: novo Hyundai Tucson

By on 18 Setembro, 2018

Refinado            

A terceira geração do Hyundai Tucson foi lançada em 2015 e este ano conheceu um facelift que traz bem mais que uma nova cara. Tivemos ocasião de o conhecer na apresentação nacional à imprensa. Os pormenores em seguida…

André Duarte
[email protected] 

 

“Feel Unlimited”, é este o mote de apresentação do novo Tucson. Um modelo de grande importância para a marca, ao ser o seu SUV mais vendido em todo o mundo.

O Tucson já está disponível em Portugal e os preços começam nos 33.190€ (27.990€ em campanha até 31 de outubro) para a versão de entrada, 1.6l CRDI de 115cv. Importante também para esta proposta é a alteração da legislação nas portagens, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2019. Até lá o Tucson é classificado como classe 2 e a partir dessa data passa a ser taxado como classe 1, com e sem via verde.

Motorizações e versões

A Portugal, o Hyundai Tucson chega nesta fase apenas com duas motorizações. O destaque principal vai para o novo bloco diesel 1.6l CRDi disponível com dois níveis de potência, 115 e 136cv, alocado a uma caixa manual de 6 velocidades ou a uma automática DCT de 7. A gasolina, e unicamente com caixa manual de 6 relações, temos o motor 1.6l GDi com 132cv. Ambas as versões são de tração dianteira.

Os níveis de equipamento dividem-se em Executive e Premium. Este último, que inclui uma unidade elétrica de travão de mão, constitui a aposta de topo e pode ser adquirido adicionalmente com o Pack Pele.

Exterior

O renovado Hyundai Tucson conta com a nova grelha em cascata da marca na secção dianteira, faróis LED (com luz de circulação diurna) redesenhados à frente e atrás e novos pára-choques dianteiro e traseiro. Já a saída de escape passa a incorporar uma ponteira dupla, enquanto as jantes foram reduzidas de 19 para 18 polegadas, para o veículo melhor se adaptar às novas exigências do WLTP. O que pode retirar em estética, acrescenta em conforto. Para adornar a carroçaria, há três novas cores: Olivine Grey, Stellar Blue e Champion Blue. Entre os opcionais encontra-se o teto panorâmico.

Interior

Se o exterior sofreu alterações que sobressaem, o habitáculo conheceu uma renovação mais profunda. O ecrã tátil de 7 polegadas (8 em opção) deixou de estar embutido na consola central e passa a ser flutuante, estando assim destacado no novo e redesenhado tablier. O painel de instrumentos também foi melhorado. A sensação no interior é agora de maior refinamento na montagem e qualidade dos materiais.

Em termos de conectividade e infoentretenimento, de base contamos com sistema de áudio que inclui ecrã de 7 polegadas e ligação Android Auto e Apple CarPlay. Em opção há ainda o sistema de navegação, com ecrã tátil de 8 polegadas, que incluiu atualizações vitalícias gratuitas. As versões com nível de equipamento Premium têm subscrição gratuita de Live Services durante sete anos. Estes disponibilizam informações em tempo real de trânsito, condições climatéricas, existência de radares, lugares de estacionamento, preços de combustível e também pesquisa de pontos de interesse.

Para quem opte pelo Pack Pele para o interior, há quatro opções à escolha: Light Grey, Black, Sahara Beige e Red. Nota final para os pedais em metal e puxadores das portas redesenhados. A bagageira é de 513l. Entre os sistemas de assistência à condução, destaque para o auto cruise control com limitador de velocidade e Stop&Go.

Ao volante

No geral, os curtos quilómetros realizados deixaram a ideia de que o apuramento na imagem também se sente ao volante. Tendo em mãos a versão 1.6 CRDI com caixa automática DCT de 7 relações, o modelo revelou-se agradável de conduzir, com uma resposta interessante, principalmente no modo Sport, e uma posição de condução que agrada. Obviamente que a opção de caixa alinha pelo conforto e comodidade em detrimento da performance. Mas, na verdade, este é um modelo talhado para viagens em família, e não tanto para ritmos vivos. Nesse sentido, cumpre os desígnios a que se propõe… e deixou-nos o desejo de o conhecermos melhor num futuro ensaio.

 

Deixe um comentário

Please Login to comment