O Audi Q6 e-tron já se encontra em fase de testes no extremo norte da Europa
Audi Q3 Sportback 45 TFSIe – Ensaio Teste

Audi e-tron à venda em Portugal a partir de 84.251 euros

By on 3 Abril, 2019

Chegou a Portugal o primeiro modelo totalmente elétrico, prometendo uma autonomia de 417 km (ciclo WLTP) e receber 80% de carga em meia hora com um carregador de 150 kW. Modelo que é classe 1 nas portagens.

O e-tron é o primeiro veículo totalmente elétrico da Audi, tem tração integral e um comprimento de 4901 mm. A largura é de 1935 mm e a altura de 1616 mm, tendo uma distância entre eixos de 2929 mm. Oferece espaço para cinco ocupantes e tem uma bagageira de 660 litrso (dos quais 60 litros num compartimento dianteiro). Rebatidos os bancos traseiros, a mala fica com 1725 litros.

O sistema de propulsão utiliza dois motores elétricos que, juntos, debitam 408 CV e um binário máximo de 664 Nm. No modo de condução D, o e-tron disponibiliza, apenas, 360 CV, durante 60 segundos (motor dianteiro tem 170 CV e 247 Nm, o traseiro 190 CV e 314 Nm). Os 408 CV só são disponibilizados num período máximo de 8 segundos, e no modo S. Neste modo, o motor dianteiro tem 184 CV e o traseiro 224 CV. Com tudo isto, a aceleração 0-100 km/h é de 5,7 segundos. A velocidade máxima está limitada a 200 km/h.

O sistema quattro elétrico regula de forma contínua e totalmente variável a distribuição ideal do binário entre os dois eixos, em milésimos de segundo. Na maioria das situações, o Audi e-tron usa, principalmente, o seu motor elétrico tarseiro. Se o condutor exigir mais do que o disponível no eixo traseiro, entra em ação o sistema quattro e é chamado á ação o motor dianteiro.

O carro tem um baixo centro de gravidade e a localização da bateria está localizado entre os eixos num largo e plano bloco sob o habitáculo, proporcionando uma repartição 50/50. O e-tron utiliza suspensão pneumática adaptativa com vectorização de binário. Há, ainda, um controlo de estabilidade de quatro fases “Sport” e Offroad”. O Audi drive select possui sete perfis diferentes do mais eficiente ao mais desportivo. A altura ao solo pode variar até 76 mm entre o máximo e o mínimo e em fora de estrada, essa distância ao solo pode crescer 35 mm face ao nível base, estando disponível, finalmente, uma função “Lift” que oferece mais 15 mm, ou seja, um total de 126 mm.

O sistema elétrico tem várias soluções de carregamento em casa. De série tem um equipamento de carregamento que admite potências até 11 kW (até oito horas e meia de tempo de carga) de base, ou de 22 kW com o módulo Connect, reduzindo o tempo necessário para a carga total para 4,5 horas, aproveitando um segundo carregador integrado.

O Audi e-tron está disponível em duas versões, normal e Advanced, com preços de 84.251 euros e 85.781 euros, respetivamente.

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