Austro Daimler regressa com uma Shooting Brake com 1200 CV

By on 25 Julho, 2019

Pouco conhecida, a Austro Daimler foi reavivada através de um carro inspirado no Mercedes AMG GT e com uma motorização híbrida com 1200 CV.

Recuemos no tempo e na poeira da memoria deparamos com a marca criada em 1899 por Eduard Bierenz, que representava para a Áustria a Daimler Motoren Gesellschaft (DMG) como concessionário. A coisa correu muito bem e começaram a fabricar carros, sendo subsidiária da DMG, tornando a empresa alemã na primeira multinacional da história mundial.

O filho de Gottlieb Daimler, Paul Daimler, esteve aos comandos da Austrian Daimler, entretanto criada em 11 de agosto de 1899, e que fabricou o primeiro automóvel um ano depois, com um motor de 2 cilindros e 4 CV. No seu consolado, desenvolveu um carro compacto e o primeiro carro blindado da sua história. Em 1905, Paul Daimler regressou à casa mãe, ficando com o lugar que tinha sido de Wilhelm Maybach no departamento de pesquisa e desenvolvimento.

Também Ferdinand Porsche passou pela Austro Daimler como responsável de engenharia, desenvolvendo a aerodinâmica como algo importante tendo criado dois carros de competição famosos, o Mixte e o Maya. E foi ele que dinamizou o modelo elétrico da marca, o Mercédés-Eletrique-Mixte, prpduzido entre 1902 e 1907. Em 1911, segundo projeto e estilo de Ferdinand Porsche, a Austro Daimler produziu o Prinz Heinrich com dois níveis de potência oferecidos pelo bloco de 4 cilindros com 5714 c.c. (95 CV) ou 6900 c.c. (60 CV).

A Segunda Guerra Mundial viu a Austro Daimler dar grande contributo para o esforço de guerra e na ressaca da refrega mundial, começou o declínio da marca: fundiu.se com várias companhias (Skoda e Fiat) até que encontrou abrigo na Puch em 1928. Acabou fundida com a Steyer Automobile, criando a Steyr Daimler Puch. Porém, pouco depois a Austro Daimler foi dissolvida. 

Ora, a marca parece estar de regresso 85 anos depois com o Bergmeister ADR 630 Shooting Brake, inspirado nos carros desportivos da Bergmeister (e muito no AMG GT) e oferecendo uma mecânica eletrificada com 1200 CV e 1600 Nm de binário. Chegará dos 0-100 km/h em 2,5 segundos e terá uma velocidade superior a 320 km/h.

Só foi feito um exemplar, até agora, que exibe um motor de seis cilindros em linha com 3.0 litros a que se juntam três motores elétricos com 275 CV cada um. Com tração integral e um peso de 1650 kgs, tem uma autonomia de 250 km em modo elétrico e um total de quase 1000 km em modo híbrido.

O chassis é do AMG GT, a bateria de 55 kWh de iões de lítio está na traseira do carro, ocupando o espaço da bagageira. O carro tem 4544 mm de comprimento, 2087 mm de largura e pode ser recarregado em ultra rápidos carregadores com 150 kWh. O carro tem portas de abertura para cima e um capô motor que abre toda a frente.

O carro será revelado no Salon Prive no dia 5 de setembro. Para já só há este protótipo e nãos e sabe o preço do carro, caso seja produzido. Mas deverá andar em redor do milhão de euros.

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