BMW e Daimler dão as mãos para desenvolver a condução autónoma

By on 5 Julho, 2019

Os dois gigantes alemães rubricaram um acordo de longa duração que os liga a uma parceria para o desenvolvimento da condução autónoma que envolve, para já, mais de 1200 engenheiros de ambos os lados.

Segundo um comunicado da BMW, a parceria estratégica entre os dois construtores tem como objetivo desenvolver tecnologias dedicadas à condução autónoma em autoestrada e ao estacionamento autónomo. 

Recordamos que já em fevereiro, BMW e Daimler tinham anunciado planos para a união de esforços neste capítulo, discutindo na ocasião formas de ampliar a parceria. Cinco meses depois, o acordo foi finalizado e espera-se que a tecnologia daqui resultante chegue ao mercado em 2024. O objetivo de BMW e Daimler é chegar ao nível 4 de autonomia, ou seja, veículos que podem operar sozinhos, mas com o condutor a bordo.

Mas como a BMW refere, “adicionalmente, há conversações planeadas para alargar a cooperação para outras áreas e para um maior nível de autonomia nos centros urbanos e áreas urbanas.” Curiosamente, esta cooperação não é exclusiva e está aberta a outros construtores e parceiros tecnológicos, sendo que o resultado desta parceria será disponibilizado para outros construtores para ser utilizado sob licença.

Esta colaboração não é inédita, já que a BMW e a Mercedes já colaboram em várias áreas. Os técnicos das duas empresas estarão localizados em instalações da BMW em Munique (onde está o centro de pesquisa da condução autónoma) e da Daimler em Sindelfinger e também em Immendingen.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)