BMW M1 cumpre 40 anos e a casa bávara celebrou com o Art Car by Andy Warhol

By on 1 Agosto, 2019

A história dos Art Car na BMW começou em 1975 com o 3.0 CSL pintado por Alexander Calder e quatro anos depois, a BMW entregou a Andy Warhol um M1 para o pintar com a sua arte.

Andy Warhol já era famoso nessa época e num espaço de meia hora acabou o BMW M1 Art Car by Andy Warhol, num trabalho que acabou reconhecido como destaque na história da Pop Art. E sobre o BMW M1 que pintou, Andy Warhol referiu que “adoro este carro. É muito mais interessante como carro que como obra de arte. Tentei mostrar velocidade na forma como o pintei. Isto porque a elevadas velocidades, todas as linhas se misturam e desfocam.”

Esta galeria de fotos foi feita para celebrar os 40 anos dos Art Car, e foi conduzida por Stephan Bauer, ele que ganhou o concurso feito nas redes sociais chamado “Shootout 2018” e que foi organizado pela BMW Group Classic. Graças a isso, teve a possibilidade de fotografar a obra de Andy Warhol, tendo escolhido uma fábrica antiga em Colónia.

O modelo que foi usado por Warhol para fazer o seu trabalho, era uma versão de competição do M1 com 470 CV, feito de acordo com as regras do antigo Grupo 4. O carro foi usado nas 24 Horas de Le Mans em 1979, tendo Andy Warhol pintado algumas peças suplentes para que pudesse ser usado em Le Mans.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)