BMW mostra em Frankfurt a próxima geração do Série 4 e o novo i4

By on 11 Setembro, 2019

O BMW 328 é a inspiração para a grelha duplo rim do Concept 4 Series Coupé.

O “nariz” do protótipo acaba por reunir as atenções, pois uma vez mais a BMW exagerou – tal como nos últimos protótipos da marca e modelos como o X7 ou o Série 7. Pode até ter inspiração no 328 dos anos 30 do século passado, mas é um exagero e parece, claramente, contra a elegância do resto do carro.

O Concept 4 Series Coupé surgiu em Frankfurt numa forma que é 85% do modelo que será colocado á venda no final de 2020 e do i4 que estará em comercialização em 2021. Esperemos que os 15% que faltam estejam concentrados na frente.

O modelo que esteve em Frankfurt mostrou uma mudança na orientação da BMW. Os modelos convencionais e os eletrificados vão começar a ser feitos a partir de bases semelhantes, melhorando os custos de produção. Por isso é que o Concept 4 Series Coupé faz a antevisão do novo Série 4 Coupé e do i4.

Voltando à frente do carro, dominada pela tal grelha duplo rim de enorme dimensões e quase tridimensional, é justificada pelo diretor de estilo da BMW, Stefan Woerns, como “tendo a intenção de oferecer ao carro um carácter próprio, pelo que é essa a razão para uma espécie de nova face da BMW. É claramente diferente do Série 3 e único do Série 4, como deve ser. A ideia é colocar o carro numa posição de maior exclusividade.” Pois…

O carro tem linhas complicadas e se na frente é o nariz que incomoda, na traseira mantiveram-se os farolins em forma de L, mas nasce um enorme difusor com dupla saída de escape. Não há mais informações sobre questões técnicas, pois o carro é “apenas” um protótipo, sendo certo que a base será a plataforma CLAR, capaz de oferecer tração traseira ou às quatro rodas. A gama de motores será contará com versões a gasolina e diesel e ainda uma variante híbrida “Plug In”. O M4 surgirá mais tarde e haverá uma versão GranCoupe de 4 portas além do descapotável.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)