BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW revela novo Série 2 Gran Coupe

By on 16 Outubro, 2019

Como o AUTOMAIS lhe tinha revelado, a BMW apresentou o novo Série 2 Gran Coupe que segue a receita do Série 4 e do Série 8, iniciada com o extinto Série 6.

Curiosamente, o AUTOMAIS ofereceu-lhe as primeiras fotos oficiais, surgidas nas redes sociais, depois da BMW ter tentado esconder o carro até no configurador, onde surgia sem possibilidade de configurar e com a imagem do modelo camuflado. As redes sociais não deram chances e desde hoje cedo que se conheceu as formas do Série 2 Grand Coupe.

Na realidade, estamos perante um Série 1 alongado, que utiliza a plataforma UKL e por isso, ao contrário do que se passa com o atual Série 2, o Série 2 Gran Coupe tem tração às rodas da frente. E, fica já a saber, a próxima geração do Série 2 Coupé e Cabriolet, vai continuar a ser tração traseira. Ou seja, será prolongada a vida do M2. Mais um pormenor: o Série 2 Gran Coupe abandona os motores de seis cilindros.

Olhemos, então, para os detalhes. O Série 2 Gran Coupé tem 4,53 metros de comprimento (o Série 3 tem 4,71 metros e o Série 4 Gran Coupe chega aos 4,64 metros), 1800 mm de largura e 1420 mm de altura. A distância entre eixos chega aos 2,67 metros, maior que os 2,61 metros do Série 1. No que toca à bagageira, são 430 litros de capacidade que são acedidos através de uma tampa e não de um portão como no caso de um carro de cinco portas. O Série 2 Gran Coupe é um quatro portas. 

O interior é decalcado do Série 1, com dois ecrãs de 10,25 polegadas a fazer o papel da instrumentação, nas versões mais equipadas, já que as outras exibem uma unidade de 8,8 polegadas para o sistema de info entretenimento e um painel de instrumentos analógico.

O carro estará à venda em março de 2020 e será oferecido com três motores: 3 cilindros turbo com 1.5 litros e 140 CV (com caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades a ser oferecida como opcional). Depois, temos o M235i xDrive com quatro cilindros e 306 CV será a outra opção a gasolina. No lado diesel, apenas o bloco de 2.0 litros com 190 CV. Mais tarde chegarão mais motorizações sem esquecer unidades híbridas.

O BMW 218i Gran Coupe consome entre 5,0 e 5,7 l/100 km e emissões de CO2 entre 114 e 131 gr/km. Já o 220d emite entre 110 e 119 gr/km de CO2 e consome entre 4,2 a 4,5 l/100 km. Finalmente, o M235i xDrive consome entre 6,7 e 7,1 l/100 km e emissões de CO2 entre 153 e 162 gr/km. Para o mercado norte americano, a BMW vai vender o 228i xDrive Gran Coupe com motor de 2.0 litros com 231 CV.  

No que toca ás performances, o 218i acelera dos 0-100 km/h em 8,7 segundos com uma velocidade máxima de 215 km/h, o 220d chega aos 235 km/h e dos 0-100 km/h em 7,5 segundos. O 235i xDrive acelera dos 0-100 km/h em 4,9 segundos e 250 km/h de velocidade máxima.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)