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Carros elétricos: como funcionam os pagamentos

By on 2 Novembro, 2018

Os pagamentos nos postos de carregamento público para carros elétricos começaram este mês. Porém, estes não se aplicam a todos os tipos de carregamento. Numa primeira fase, o pagamento é apenas nos Postos de Carregamento Rápido (PCR), os demais continuam sem qualquer custo como até aqui. 

Como proceder

Os cartões para passar nos postos de carregamento que os utilizadores de veículos elétricos (VE) tinham deixam de estar operacionais, sendo necessário assinar um contrato com um dos quatro Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) existentes – EDP Comercial; GALP Power; Prio; GRCAPP (eVAZ) – e solicitar um novo cartão. Sem ele, não é mais possível carregar.

Por outro lado, além dos CEME, há ainda os Operadores dos Posto de Carga, ou seja, as empresas que são detentoras de determinado posto de carregamento. As seis principais OPC, segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), são: Cepsa; EDP; Galp; KLC; Mobiletric; Prio.

No fundo, o cartão de carregamento que temos está associado a um CEME, e parte dos valores por carregamento que temos que pagar são à luz dos preços tabelados pelo CEME com quem temos contrato. Por outro lado, os Postos de Carregamento Rápido estão na posse de empresas, as OPC, que também definem as taxas de utilização. Desta maneira, há um pagamento destinado ao CEME e outro ao OPC.

O que é cobrado

O valo de cada carregamento nos PCR inclui: energia utilizada para o carregamento; custo de utilização do PCR tabelado pelo Operador do Posto de Carga (OPC); tarifa de acesso à rede; IVA (23%); Imposto Especial de Consumo (0,0001€/kWh).

Valores que, como referido em cima, variam mediante o Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica com a qual temos contrato e também com o Operador do Posto de Carga do local de carregamento em que nos encontramos.

Pagamento

No final de cada mês recebemos uma fatura com o valor total a pagar, este inclui apenas os carregamentos realizados, não existindo por isso quaisquer taxas ou mensalidades fixas caso não façamos carregamentos.

Segundo um cálculo aproximado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), o preço de um carregamento num Posto de Carregamento Rápido, mediante os valores tabelados pelos atuais Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica e pelos principais Operadores de Posto de Carga, pode ser:

Comparativo – gasóleo/gasolina vs eletricidade

Segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), os preços médios previstos por cada 100 km percorridos são:

12€ – carro a gasolina

(considera-se o consumo de 7l/100km e o preço de 1,69€/l)

9€ – carro a gasóleo

(considera-se o consumo de 6l/100km e o preço de 1,49€/l)

6€ – carro elétrico com carregamento rápido

(considera-se o consumo de 15 kWh/100km e o preço de 0,40€/kWh)

3€ – carro elétrico com carregamento em casa tarifa simples

(considera-se o consumo de 15 kWh/100km e o preço de 0,20€/kWh)

2€ – carro elétrico com carregamento com tarifa bi-horária

(considera-se o consumo de 15 kWh/100km e o preço de 0,12€/kWh)

Campanhas em curso

A EDP e a Galp, para todos os seus clientes domésticos, oferecem até um máximo de seis meses ou 1.500 kWh de energia. No fundo, nos carregamentos não é cobrado o custo do CEME. Por outro lado, a Prio dispensa o utilizador da despesas com o OPC.

Fonte: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) e Observador

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