Chineses da BAIC compram 5% do capital da Daimler

By on 23 Julho, 2019

O AUTOMAIS já tinha anunciado esta compra, concretizada hoje, de 5% do capital da Daimler, algo que foi muito bem acolhido pelo novo CEO da casa alemã, Ola Kallenius.

Com este forte investimento, a BAIC assegura o futuro da “joint venture” com a Daimler, a Beijing Benz Automotive. As noticias iniciais diziam que a BAIC estava a comprar capital da Daimler no mercado aberto, ao valor do momento e agora acrescenta mais 5%. Se as primeiras aquisições não foram divulgadas, esta teve de ser comunicada publicamente, pois significa mais de 3% do capital social da empresa e, pelas regras alemãs, isso tem de suceder. 

A participação da BAIC está dividida em 2,8% de participação direta e o direito de adquirir direitos de voto adicionais até 2,52% do capital social da Daimler.

Recordamos que em 2013, a Daimler investiu na BAIC Motor, subsidiária da BAIC com sede fiscal em Hong Kong, tendo assento no conselho de administração, controlando 9,55% do capital da BAIC Motor, Com esta compra, a BAIC fica em pé de igualdade com a Daimler em termos de participações cruzadas.

Dizer que a rival da BAIC, a Zhejiang Geely Holding Group (dona da Volvo, Geely, Lotus entre outras) adquiriu 9,69% do capital da Daimler em 2018, sendo o maior acionista individual da casa alemã. Com estes 5% de participação da BAIC mais os 6,8% do fundo soberano do Kuwait (até á chegada da Geely, o maior acionista da Daimler), as forças equilibram-se e a BAIC e o Kuwait superam a participação da Geely.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)