Citroen revela C5 Aircross Hybrid, topo de gama da casa francesa

By on 11 Novembro, 2019

A ofensiva que vai eletrificar a gama da Citroen deu o pontapé de saída com o lançamento do novo C5 Aircross Hybrid.

O novo modelo tem por base o conhecido C5 Aircross, equipado com o “Citroen Advanced Comfort”, sendo este programa composto pelos batentes hidráulicos progressivos instalados na suspensão, bancos Advanced Comfort, mais de 20 tecnologias de apoio à condução e, agora, o sistema híbrido.

O sistema é do tipo “Plug In” oferecendo uma autonomia de 50 km, permitindo, desta forma, cumprir um percurso pendular casa-emprego-casa em modo 100% elétrico, oferecendo uma autonomia alargada para a mecânica a gasolina.

Combinando um motor PureTech de 180 CV com um motor elétrico com 80 kW, o C5 Aircross Hybrid tem uma caixa automática de 8 velocidades, uma potência combinada de 225 CV e 320 Nm. Com a autonomia de 50 km em modo elétrico, o C5 Aircross Hybrid emite 39gr/km de CO2 e tem um consumo homologado segundo a norma WLTP, de 1,7 l/100 km.

Para aumentar a versatilidade, o modelo tem três bancos individuais traseiros, deslizantes, reclináveis e escamoteáveis. A bagageira, com esta facilidade, oscila entre os 460 e os 600 litros de capacidade, valor recordista no segmento do C5 Aircross. O modelo tem recarga simples e programada, utiliza interfaces intuitivas e didáticas, ecossistemas de serviços conectados e maior facilidade de utilização. 

A versão híbrida oferece as mesmas possibilidades de personalização da versão “normal”. No exterior, a tomada de recarga no lado esquerdo da carroçaria, faz a diferença, além dos logótipos Hybrid. No interior, o espelho retrovisor sem moldura é específico, um indicador de funcionamento em modo elétrico, um seletor de modo de condução ao lado da alavanca da caixa, um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, a que se junta o ecrã de 8 polegadas sensível ao toque e capacitivo (aceita gestos de aumentar e reduzir) com novos grafismos que destacam esta versão híbrida.

O C5 Aircross Hybrid arranca sempre em modo elétrica e fazer 50 km nesse modo a uma velocidade mºaxima de 135 km/h. Há uma função e-Save que permite ao condutor antecipar as suas deslocações e estabelecer uma reserva de energia (entre 10 e 20 km ou bateria cheia) para utilizar em locais sensíveis. Dizer que a bateria tem uma garantia de 8 anos ou 160 mil quilómetros para 70% da capacidade de montão.

Depois há o modo e-Comfort que permite conduzir diariamente, aproveitando os 50 km de autonomia, para rolar com zero emissões, zero ruídos, odores, vibrações, solavancos e passagens de caixa, com serviços programáveis remotamente.

O tempo de recarga da bateria foi otimizado: numa tomada doméstica a bateria fica recarregada entre 4 a 7 horas, numa “Wall box”, vendida ou alugada em separado pela Citroen, de 32 amperes e 7,4 kW, a recarga dura menos de 2 horas. Pode programar a recarga do carro através da aplicação MyCitroen.

O Citroen Connect Box, Conect Nav e Mirros Screen, fazem parte de uma conectividade aprofundada no Citroen C5 Aircross Hybrid.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)