Peugeot 3008 & E-3008: Nova geração chega em maio e já tem preços
Peugeot revela interior do novo e-5008

Conhece os Peugeot que o PSA Group comercializa fora da Europa?

By on 22 Abril, 2019

O mercado chinês é o maior e os construtores, mesmo com a recente travagem a fundo do seu crescimento, continuam a produzir modelos específicos para a China. Vamos conhecer alguns dos Peugeot vendidos naquela parte do mundo.

O 508 é um dos carros vendidos na China, mas se o interior é praticamente igual ao europeu, no exterior as diferenças estão no maior comprimento (10 cm), o desaparecimento da quinta porta em favor de uma mala tradicional e molduras nas portas. O carro é vendido com dois motores de combustão interna e uma versão híbrida de carregamento externo, que chegará ao mercado no segundo semestre e assim satisfará as exigências das autoridades chineses na luta contra a poluição.

Outro modelo é o 308 que tem como base o modelo europeu, mas troca a quinta porta por um terceiro volume e um estilo que imita o 508, depois de ter sido renovado em 2017. O carro é vendido com motores a gasolina entre os 117 e os 167 CV.

Mais excêntrico é o 408, um modelo que parte da carrinha do 308 e se transforma numa berlina de três volumes, tendo sido renovado em 2018, tendo uma frente parecida com os SUV da casa francesa. Os motores são todos a gasolina com potências entre os 117 e os 167 CV.

E por falar em excentricidade, que dizer do 3008 vendido na China? Primeiro, é feito com base no anterior modelo, pois o mais moderno 3008 passou a chamar-se 4008, depois de ter sido alongado à boa maneira chinesa. O 3008 que foi vendido no Velho Continente entre 2009 e 2016, surge na China com a frente do 2008, uma superfície vidrada com friso cromado e uma traseira redesenhada. Tem um único motor, o 1.6 THP com 167 CV.

Fora do mercado chinês, a Peugeot mantém uma forte presença em África. Lembra-se da 504 Pick-Up? A Peugeot não voltou a ter um carro desses na sua gama, mas para os mercados africanos e subsaarianos, a casa francesa pegou na sua colaboração com a Dongfeng chinesa e no Nissan Rich, um modelo desconhecido na Europa, para comercializar o Peugeot Pick-Up. Sim é assim mesmo que se chama. A caminho está um segundo modelo, feito com base no modelo Kaicene F70 da Changan. O motor da Pick-Up é um bloco turbodiesel com 115 CV.

Outro carro desconhecido dos europeus, apesar de ser feito em Espanha, é o 301, versão Peugeot do Citroen C-Elysée e que é vendido na América do Sul, China e Europa de Leste. Curiosamente, porque não é fabricado no Brasil, não é vendido naquele país. Motores entre os 82 e os 115 CV, a gasolina, e 92 e 100 CV, a gasóleo.

Sendo vendido na América do Sul e, principalmente, na Argentina já que deixou de ser vendido no Brasil. O carro é, na essência, a geração anterior do 308, sendo chamado de 408 ao receber uma traseira que o transforme num três volumes. Não tem ligação ao 308 e 408 chineses, feitos com outra base mais moderna. Motores a gasolina entre 115 e 165 CV.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)