Cupra Leon ST 300 4Drive – Ensaio Teste

By on 23 Setembro, 2019

Cupra Leon ST 300 4Drive

Texto: José Manuel Costa ([email protected])

Quadratura do círculo

Conseguir juntar no mesmo carro conceitos como velocidade, diversão ao volante e familiar, é quase como fazer a quadratura do circulo e quando se consegue, a custo, juntar estes três conceitos, o preço final é do outro mundo. Bom, não é bem assim pois esta carrinha Cupra Leon ST 300 4Drive é bem terrena. Claro que não é barata, mas queria levar a criança à escola com toda a tranquilidade e seguir para o trabalho pelo caminho mais longo e chegar ao pé do chefe com um sorriso na boca, sem gastar dinheiro?


Mais:

Equipamento, Comportamento, Versatilidade    

Menos:

Conforto, alguns materiais

Exterior

8/10

Pontuação 8/10

No exterior destacam-se as rodas de tamanho generoso que escondem travões Brembo de elevada capacidade, uns pneus Michelin Pilot Sport Cup2 verdadeiramente fabulosos, um ou outro painel de plástico novo a reforçar o aspeto desportivo e pouco mais. Os detalhes em dourado, a palavra Cupra na tampa da mala, as saias laterais e o rebaixamento do carro, completam as alterações feitas pela mexida dos homens da Cupra no Seat Leon. Todas no bom sentido! As duplas saídas de escape de cada lado da traseira dão um toque musculado ao carro, prolongado pelas jantes de belo desenho. Realmente, um conjunto muito agradável á vista.  

Interior

7/10

Pontuação 7/10

Já no interior, é tudo igual a um Leon convencional, inclusive o ecrã do sistema de info entretenimento que tem a mais recente atualização que a Seat introduziu. Depois há mais alguns detalhes que são isso mesmo… detalhes! Principalmente os pormenores em dourado e os bancos desportivos. Como disse, são apenas detalhes que pouco diferenciam um Cupra de um Seat. Como carrinha que é, o Cupra Leon ST oferece 587 litros de capacidade na mala e há lugar mais que suficiente para as malas da família. A acessibilidade é boa, cabem cinco pessoas sem grandes constrangimentos. Há aqui e acolá uns plásticos de menor valia, mas nada que me faça criticar ou penalizar a opinião geral deste Cupra Leon ST 300.

Equipamento

8/10

Pontuação 8/10

A versão Cupra do Leon está ricamente equipada com tudo aquilo que pode imaginar, do sistema de navegação aos sistemas de ajuda á condução, passando pelos sistemas de segurança como o “lane assist” e a manutenção do carro na faixa de rodagem. Câmara de visão traseira, modos de condução, volante em pele, bancos desportivos, enfim, uma lista de equipamento completa com poucos extras. Destaque, ainda, para os sensores de chuva e luz, de estacionamento e o controlo automático dos máximos.  

Consumos

/10

Pontuação 3/10

Se está muito preocupado com os consumos de um carro de 300 CV que custa mais de 50 mil euros, talvez este não seja o carro ideal para si. Seja como for, posso dizer-lhe que nos modos mais calmos, o Cupra consegue ficar abaixo dos dois dígitos de forma tranquila, tendo sido surpreendido por valor em redor dos 8 l/100 km. Quando no motor Cupra e a puxar por tudo o que o motor, a caixa e os pneus Michelin oferecem, o consumo chegou aos 15 litros. A verdade é que sendo mais consciencioso e calmo, foi possível fazer uma média final de 8 l/100 km. Nada mau!

Ao Volante

9/10

Pontuação 9/10

Esta é uma carrinha muito rápida e com um comportamento excelente! Tudo graças à tração integral e aos excelente Michelin Pilot Sport Cup2. A aderência é simplesmente impressionante, especialmente em piso seco. Quando a chuva chega, os Michelin têm mais alguma dificuldade, o que não espanta. Consegue colocar no chão a potência e basta um pequeno aconchego ao acelerador e saímos disparados com as costas encostadas ao banco. E como há vida desde as 2500 rpm até ao limitador (em redor das 6800 rpm) há uma enorme zona de utilização e manobras de ultrapassagem são um regalo. E se optarmos pelo modo Cupra que coloca a caixa DSG em modo desportivo, as passagens de caixa são impressionantes e as reduções sempre na altura certa, sem hesitações. Não espanta, por isso, que vá dos 0-100 km/h em 4,9 segundos, um tempo que já incomoda alguns desportivos de topo. O reverso da medalha está nos modos menos agressivos, onde o controlo da caixa é menos assertivo, mais vago e a baixas velocidades é mesmo capaz de se equivocar aqui e ali. Claro está que pode escapar a tudo isso utilizando as pequeninas patilhas colocadas atrás do volante.

E como é o comportamento? Fabuloso. É verdade que o sistema 4Drive quase não é usado em seco, mas a verdade é que não há rodas a derrapar sobre a força dos 300 CV, podemos apontar à curva, inserir tarde a frente e carregar a fundo no acelerador que o chassis e a tração integral fazem o resto do trabalho. E tudo sem o ESP nos incomodar! O que compensa o facto do ESP poder ser desligado, mas não perder a vigilância à condução de quem segue atrás do volante. A direção continua igual, ou seja, direta, com peso correto a qualquer velocidade e precisa com alguma sensibilidade. Um belo trabalho dos homens da Seat Sport que permite desenhar a trajetória e a frente seguir esse desenho e permite colocar a carrinha onde se quer sem grandes movimentos dos braços ou dos pulsos. Confesso que me diverti que nem um miúdo pequeno ao volante deste Leon ST Cupra 300. A precisão da trajetória e até a facilidade com que pequenos erros são resolvidos com o acelerador, contribuem para oferecer muito prazer ao volante.

Motor

8/10

Pontuação 8/10

O bloco 2.0 litros tubo a gasolina com 300 CV (mais 10 CV em relação ao anterior modelo) tração integral 4Drive e caixa DSG. A base é a mesma do Leon e do VW Golf, pelo que a carrinha Golf R é prima desta Leon ST Cupra 300 4Drive. Muita disponibilidade e agradabilidade de condução, para um motor raçudo e cheio de força.

Balanço Final

8/10

Pontuação 8/10

Uma carrinha fabulosa esta Cupra Leon ST 300! A quadratura do círculo é conseguida com a capacidade de fazer rimar velocidade, prazer de condução e utilização familiar. O conforto não é fabuloso, mas não nos arrasa as costas. Além de tudo isto esta a mais valia que é conseguir no modo Eco e com algumas cautelas, andar em cima dos oito litros de gasolina por cada centena de quilómetros e, depois, a praticabilidade. E tudo isto por menos de 60 mil euros!

Concorrentes

Skoda Octavia vRS 1984 c.c. turbo a gasolina; 245 CV; 370 Nm; 0-100 km/h em 6,7 seg,; 250 km/h; 6,4 l/100 km, 146 gr/km de CO2; 39.749€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

 

Volkswagen Golf R Variant 1984 c.c. turbo a gasolina; 310 CV; 400 Nm; 0-100 km/h em 4,8 seg,; 250 km/h; 7,2 l/100 km, 164 gr/km de CO2; nd

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

Ficha Técnica

Motor

Tipo: 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo

Cilindrada (cm3): 1984

Diâmetro x Curso (mm): 82,5 x 92,8

Taxa de Compressão: 9,3

Potência máxima (CV/rpm): 300/5500 – 6200

Binário máximo (Nm/rpm): 380/1800 – 5500

Transmissão: tração integral permanente, caixa automática DSG de 7 velocidades

Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson; independente multibraços

Travões (fr/tr): Discos ventilados

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s): 4,9

Velocidade máxima (km/h): 250

Consumos extra-urb./urbano/misto (l/100 km): 6,1/9,1/7,2

Emissões CO2 (gr/km): 164

Dimensões e pesos

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4540/1816/1428

Distância entre eixos (mm): 2631

Largura de vias (fr/tr mm): 1534/1508

Peso (kg): 1365

Capacidade da bagageira (l): 587

Deposito de combustível (l): 50

Pneus (fr/tr): 235/35 ZR19

Mais/Menos


Mais

Equipamento, Comportamento, Versatilidade    

Menos

Conforto, alguns materiais

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 56208€

Preço da versão base (Euros): 56208€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Pontuação 8/10

No exterior destacam-se as rodas de tamanho generoso que escondem travões Brembo de elevada capacidade, uns pneus Michelin Pilot Sport Cup2 verdadeiramente fabulosos, um ou outro painel de plástico novo a reforçar o aspeto desportivo e pouco mais. Os detalhes em dourado, a palavra Cupra na tampa da mala, as saias laterais e o rebaixamento do carro, completam as alterações feitas pela mexida dos homens da Cupra no Seat Leon. Todas no bom sentido! As duplas saídas de escape de cada lado da traseira dão um toque musculado ao carro, prolongado pelas jantes de belo desenho. Realmente, um conjunto muito agradável á vista.  

Interior

Pontuação 7/10

Já no interior, é tudo igual a um Leon convencional, inclusive o ecrã do sistema de info entretenimento que tem a mais recente atualização que a Seat introduziu. Depois há mais alguns detalhes que são isso mesmo… detalhes! Principalmente os pormenores em dourado e os bancos desportivos. Como disse, são apenas detalhes que pouco diferenciam um Cupra de um Seat. Como carrinha que é, o Cupra Leon ST oferece 587 litros de capacidade na mala e há lugar mais que suficiente para as malas da família. A acessibilidade é boa, cabem cinco pessoas sem grandes constrangimentos. Há aqui e acolá uns plásticos de menor valia, mas nada que me faça criticar ou penalizar a opinião geral deste Cupra Leon ST 300.

Equipamento

Pontuação 8/10

A versão Cupra do Leon está ricamente equipada com tudo aquilo que pode imaginar, do sistema de navegação aos sistemas de ajuda á condução, passando pelos sistemas de segurança como o “lane assist” e a manutenção do carro na faixa de rodagem. Câmara de visão traseira, modos de condução, volante em pele, bancos desportivos, enfim, uma lista de equipamento completa com poucos extras. Destaque, ainda, para os sensores de chuva e luz, de estacionamento e o controlo automático dos máximos.  

Consumos

Pontuação 3/10

Se está muito preocupado com os consumos de um carro de 300 CV que custa mais de 50 mil euros, talvez este não seja o carro ideal para si. Seja como for, posso dizer-lhe que nos modos mais calmos, o Cupra consegue ficar abaixo dos dois dígitos de forma tranquila, tendo sido surpreendido por valor em redor dos 8 l/100 km. Quando no motor Cupra e a puxar por tudo o que o motor, a caixa e os pneus Michelin oferecem, o consumo chegou aos 15 litros. A verdade é que sendo mais consciencioso e calmo, foi possível fazer uma média final de 8 l/100 km. Nada mau!

Ao volante

Pontuação 9/10

Esta é uma carrinha muito rápida e com um comportamento excelente! Tudo graças à tração integral e aos excelente Michelin Pilot Sport Cup2. A aderência é simplesmente impressionante, especialmente em piso seco. Quando a chuva chega, os Michelin têm mais alguma dificuldade, o que não espanta. Consegue colocar no chão a potência e basta um pequeno aconchego ao acelerador e saímos disparados com as costas encostadas ao banco. E como há vida desde as 2500 rpm até ao limitador (em redor das 6800 rpm) há uma enorme zona de utilização e manobras de ultrapassagem são um regalo. E se optarmos pelo modo Cupra que coloca a caixa DSG em modo desportivo, as passagens de caixa são impressionantes e as reduções sempre na altura certa, sem hesitações. Não espanta, por isso, que vá dos 0-100 km/h em 4,9 segundos, um tempo que já incomoda alguns desportivos de topo. O reverso da medalha está nos modos menos agressivos, onde o controlo da caixa é menos assertivo, mais vago e a baixas velocidades é mesmo capaz de se equivocar aqui e ali. Claro está que pode escapar a tudo isso utilizando as pequeninas patilhas colocadas atrás do volante.

E como é o comportamento? Fabuloso. É verdade que o sistema 4Drive quase não é usado em seco, mas a verdade é que não há rodas a derrapar sobre a força dos 300 CV, podemos apontar à curva, inserir tarde a frente e carregar a fundo no acelerador que o chassis e a tração integral fazem o resto do trabalho. E tudo sem o ESP nos incomodar! O que compensa o facto do ESP poder ser desligado, mas não perder a vigilância à condução de quem segue atrás do volante. A direção continua igual, ou seja, direta, com peso correto a qualquer velocidade e precisa com alguma sensibilidade. Um belo trabalho dos homens da Seat Sport que permite desenhar a trajetória e a frente seguir esse desenho e permite colocar a carrinha onde se quer sem grandes movimentos dos braços ou dos pulsos. Confesso que me diverti que nem um miúdo pequeno ao volante deste Leon ST Cupra 300. A precisão da trajetória e até a facilidade com que pequenos erros são resolvidos com o acelerador, contribuem para oferecer muito prazer ao volante.

Concorrentes

Skoda Octavia vRS 1984 c.c. turbo a gasolina; 245 CV; 370 Nm; 0-100 km/h em 6,7 seg,; 250 km/h; 6,4 l/100 km, 146 gr/km de CO2; 39.749€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

 

Volkswagen Golf R Variant 1984 c.c. turbo a gasolina; 310 CV; 400 Nm; 0-100 km/h em 4,8 seg,; 250 km/h; 7,2 l/100 km, 164 gr/km de CO2; nd

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

Motor

Pontuação 8/10

O bloco 2.0 litros tubo a gasolina com 300 CV (mais 10 CV em relação ao anterior modelo) tração integral 4Drive e caixa DSG. A base é a mesma do Leon e do VW Golf, pelo que a carrinha Golf R é prima desta Leon ST Cupra 300 4Drive. Muita disponibilidade e agradabilidade de condução, para um motor raçudo e cheio de força.

Balanço final

Pontuação 8/10

Uma carrinha fabulosa esta Cupra Leon ST 300! A quadratura do círculo é conseguida com a capacidade de fazer rimar velocidade, prazer de condução e utilização familiar. O conforto não é fabuloso, mas não nos arrasa as costas. Além de tudo isto esta a mais valia que é conseguir no modo Eco e com algumas cautelas, andar em cima dos oito litros de gasolina por cada centena de quilómetros e, depois, a praticabilidade. E tudo isto por menos de 60 mil euros!

Mais

Equipamento, Comportamento, Versatilidade    

Menos

Conforto, alguns materiais

Ficha técnica

Motor

Tipo: 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo

Cilindrada (cm3): 1984

Diâmetro x Curso (mm): 82,5 x 92,8

Taxa de Compressão: 9,3

Potência máxima (CV/rpm): 300/5500 – 6200

Binário máximo (Nm/rpm): 380/1800 – 5500

Transmissão: tração integral permanente, caixa automática DSG de 7 velocidades

Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson; independente multibraços

Travões (fr/tr): Discos ventilados

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s): 4,9

Velocidade máxima (km/h): 250

Consumos extra-urb./urbano/misto (l/100 km): 6,1/9,1/7,2

Emissões CO2 (gr/km): 164

Dimensões e pesos

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4540/1816/1428

Distância entre eixos (mm): 2631

Largura de vias (fr/tr mm): 1534/1508

Peso (kg): 1365

Capacidade da bagageira (l): 587

Deposito de combustível (l): 50

Pneus (fr/tr): 235/35 ZR19

Preço da versão ensaiada (Euros): 56208€
Preço da versão base (Euros): 56208€