Cupra Tavascan é o protótipo da Cupra no Salão de Frankfurt

By on 10 Setembro, 2019

O Cupra Tavascan é um SUV coupé com dois motores elétricos, 305 CV e 450 km de autonomia.

Aqui está o primeiro passo rumo à eletrificação da marca Cupra, um protótipo de estilo arrojado e que deve o seu nome a uma estância de esqui localizada na fronteira entre França e a Catalunha. Além de mostrar o caminho elétrico, mostra a evolução do estilo na Cupra no sentido de se afastar da casa mãe, a Seat.

A frente tem um estilo diferenciado que expressa, segundo a marca, “muscularidade e dinamismo.” Foi desenhada tentando criar um ponto de foco diferente dos carros com motores convencionais. O nome Cupra separado também se destaca.

A traseira é dominada pelo óculo fortemente inclinado e pelos farolins ligados por uma barra luminosa, intercetada pelo símbolo da marca. As jantes são de 22 polegadas.

No interior, a Cupra diz que o interior “mistura material e tecnologia com o foco nas cores contrastantes, utilização de carbono estruturalmente e uma abordagem dinâmica à conectividade e estilo.” No centro há um ecrã flutuante de 13 polegadas para o sistema de info entrtetenimento que pode ser movido para o lado do passageiro. Atrás do volante está outro ecrã que faz de painel de instrumentos.

Graças as performances dos motores elétricos, o Tavascan chega dos 0-100 km/h em menos de 6,5 segundos. Utiliza a plataforma MEB da Volkswagen, com dois motores elétricos, um por eixo, logo é um quatro rodas motrizes. A bateria é uma unidade de 77 kWh, vinda do ID3. A autonomia reclamada é de 450 km.

Além do Formentor, modelo híbrido, a casa espanhola acredita que a gama se deverá alargar a novos modelos híbridos que deverão chegar já no próximo ano, sendo que os espanhóis acreditam que o segmento dos modelos elétricos crescera a um ritmo de 15% ao ano. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)