Dacia reforça aposta com motor a gasolina, gama GPL e série limitada Adventure

By on 13 Abril, 2019

Líder de vendas a particulares no mercado nacional, a Dacia já vendeu mais de 37 mil unidades deste que chegou a Portugal em 2008. Uma cifra importante que acarreta maiores responsabilidades para uma marca que aposta tudo no conteúdo e no preço, mas com uma gama que acaba por ser muito interessante.

Para além do reforço que é a chegada do motor a gasolina 1.3 litros, fruto da parceria entre a Aliança Renault Nissan Mitsubishi e a Daimler, e da completa gama GPL que é, agora, estratégica para a Dacia, a marca romena propriedade da Renault avança com outra novidade importante: a série limitada Adventure, disponível para toda a gama Dacia. E com a enorme vantagem de ser uma série limitada… sem limites. É verdade, estará disponível, pelo menos, até final do ano. E o que oferece esta série limitada?

Como a Dacia diz que “o espírito aventureiro… trabalha-se nos mínimos detalhes.” E foi isso que fizeram, ao oferecer a todos uma espécie de “cravo e ferradura” ao propor um vermelho profundo e vibrante e um cinzento mais conservador. O primeiro para os mais irreverentes e jovens, o segundo para quem não deseja dar nas vistas. 

Depois, há jantes de liga leve de 16 e 17 polegadas (estas para o Duster) com dois tons e uma linha vermelha ao bom velho estilo dos “pinstrips” americanos. Um toque de bom gosto que fecha as alterações feitas no exterior. As proteções nas cavas das rodas existem porque esta série limitada Adventure é feita a partir do Stepway para o Sendero, Lodgy, Logan MCV e Dokker passageiros, e do nível Prestige no Duster.

No interior, pequenos acentos em vermelho nos fechos dos ventiladores do sistema de climatização denotam serem essas versões Adventure. E pronto, está feita a diferença. Depois, há diferenças no equipamento, enriquecido com ajudas á condução e ao bem-estar a bordo: câmara de marcha atrás, ar condicionado automático, sistema multimédia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, estes agrupados no Media Nav Solution. Para o Duster, junta-se ainda o cartão mãos livres de acesso e arranque, alerta do ângulo morto, regulador e limitador de velocidade e os tapetes da versão Adventure.

Quanto a preços, a Dacia propõe o Duster com motor 1.3 TCe de 130 CV 4×2 nas versões Essential (15.600 euros), Comfort (17.350 euros), Prestige (19.230 euros) e Adventure (19.530 euros). Mais tarde surgirá a mesma gama, mas com tração integral e motor na versão de 150 CV. Com motor diesel de 115 CV, o Duster custa 20.529 euros (Comfort), 22.279 euros (Prestige) e 22.579 euros o Adventure. A versão 4×4 diesel começa nos 22.736 euros (Comfort), passa pelos 22.486 euros do Prestige e culmina nos 24.786 euros do Adventure.

Modelos Bi-Fuel em toda a gama Dacia

Se o bloco 1.3 TCe não está disponível em toda a gama Dacia, ao contrário da versão especial Adventure, a alimentação BiFuel será oferecida em todos os modelos da casa romena. O mercado está a cambiar do gasóleo para a gasolina e isso é perfeitamente evidente no Duster, por exemplo, com as encomendas de 2019 a mostrarem 70% dos clientes a encomendarem modelos a gasolina e no Sandero ronda a mesma ordem de valores, sendo a exceção o Lodgy e o Logan MCV, pois são modelos muito requisitados para o mercado dos táxis e, ai, continua a imperar o gasóleo, pois é o único combustível autorizado a reaver o IVA.

Mas há outros números que levaram a Dacia a reforçar a oferta de propostas a gasolina e, agora, BiFuel. Sabia que o Duster tem 27% dos clientes a escolher a versão BiFuel? E sabia que 67% dos carros a GPL vendido em Portugal têm o logótipo da Dacia na grelha dianteira? 

Perante esta evidência, a Dacia decidiu tornar estratégica a aposta no BiFuel, disponibilizando esta alimentação a gasolina e a gás de petróleo liquefeito, esgrimindo como maior argumento o facto de um utilizador poupar qualquer coisa como 900 euros a cada 20 mil quilómetros. E esta é a maior vantagem, pois apesar do carro ser mais caro e os consumos serem mais elevados, o preço muito inferior do GPL ajuda a conseguir amortizar tudo e ainda ganhar 900 euros em apenas 20 mil quilómetros!

Mas vamos a mais contas: em apenas uma centena de quilómetros a poupança é de quatro euros. Ora, se fizer 30 km por dia, mil por mês, chega ao final desse mês com mais de 40 euros no bolso. Isto numa versão a gasolina, pois para um carro a gasóleo, a poupança é de 10 euros. Ou seja, 480 euros a gasolina, 120 euros face a um carro diesel.

E hoje, os sistemas de alimentação BiFuel estão muito mais desenvolvidos, há 370 postos de abastecimento em todo o país, o discriminatório dístico azul não é obrigatório e já pode estacionar em qualquer lado. No caso da Dacia, foi feito um forte investimento para que a totalidade da rede de concessionários da marca romena tenha, pelo menos, um técnico certificado para trabalhar nos veículos BiFuel.

O sistema da Dacia coloca o reservatório de gás no local da roda suplente (esta desaparece em favor de um kit de reparação) e tem um sistema de injeção separado para gasolina e outro para o GPL. Um pequeno botão permite que possa forçar a passagem entre um e outro combustível sem que se note alguma coisa. Com os dois combustíveis, a autonomia é superior a um milhar de quilómetros.

As versões BiFuel do Sandero, Sandero Stepway e Logan MCV, utilizam o bloco TCe 90 CV, para o Dokker, Lodgy e Duster, a Dacia recorre ao motor 1.6 SCe com 110 e 115 CV (apenas para o Lodgy). 

Quanto a preços, O Dacia Sandero TCe 90 Bi-Fuel está disponível por 11.877€ (Versão Stepway 14.004€), o Logan MCV TCe 90 Bi-Fuel por 12.896€ (versão Stepway 15.401€), o Dokker SCe 110 Bi-Fuel por 15.965€ (versão Stepway 18.165€), o Lodgy SCe Bi-Fuel por 17.349€ (versão Stepway 19.580€) e o Duster SCe 115 por 18.110€. Todos os modelos têm garantia de 3 anos ou 100 mil quilómetros de garantia.

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