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Dieselgate: alemães donos de modelos do grupo VW querem indemnizações!

By on 2 Novembro, 2018

Nova legislação alemã abriu a porta a processos contra a Volkswagen por parte dos consumidores germânicos.

Segundo a Reuters, a vzbz, um grupo de consumidores de Frankfurt, entrou com um mega processo contra a Volkswagen, tendo como objetivo perceber se o software malicioso usado pelo grupo alemão tinha como objetivo prejudicar, intencionalmente, os consumidores. Alegadamente, mais 40 mil clientes da Volkswagen mostraram intenção de se juntar a este processo, que a Volkswagen afirma não ter base legal.

Recordamos que nos Estados Unidos da América, o grupo alemão foi forçado a compensar todos os clientes afetados pelo Dieselgate.

A base para este processo reside no facto dos proprietários de modelos equipados com o motor EA189 turbodiesel, lamentarem a rápida depreciação dos seus automóveis. Além disso, aproveitaram o facto do Governo alemão ter alterado a lei das emissões poluentes, especialmente, no NOx. A vzbz reclama que os modelos afetados são mais poluentes e menos eficientes do que o anunciado na época.

Do lado da Volkswagen, a reação não se fez esperar. Segundo um porta voz do grupo alemão, os queixosos “têm de provar que, na realidade, sofreram alguma perda ou dano devido a esta situação.” Ou seja, segundo esta linha de raciocínio, os queixosos vão ter de provar que eventuais danos existentes não são derivados da quilometragem ou da utilização após o tempo decorrido desde a compra. Além disso, a Volkswagen lembra que apesar das novas regras alemãs, cada caso está dependente dos consumidores estarem preparados para instaurar processos individuais reclamando um montante específico de danos por sua conta e risco, sabendo que se perderem terão de gastar bastante em custas.

Embora se tenha tornado mais simples instaurar processos judiciais em grupo na Alemanha, o prazo de prescrição para indemnização, no caso do Dieselgate, termina no final deste ano. Será um processo subsequente que determinará quais os danos, se os houver, que a Volkswagen terá de pagar.

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