FCA processada nos EUA devido ao eixo dianteiro do Jeep Wrangler

By on 13 Junho, 2019

A Fiat Chrysler Automobiles enfrenta um processo em tribunal relativo aos problemas derivados do eixo dianteiro rígido dos Jeep Wrangler produzidos entre 2015 e 2018.

O processo, entregue no Tribunal Distrital de Detroit pelo distrito leste do Michigan, alega que os problemas de segurança relacionados com o Jeep Wrangler têm raiz no eixo rígido dianteiro dos Wrangler que, alega o processo, não consegue absorver lombas e outras vibrações de uma forma tão eficiente como um eixo independente. Alega o processo que o eixo dianteiro e os componentes da direção do Wrangler podem se desafinar, provocando massivas vibrações quando se circula em auto estrada.

Segundo o jornal norte americano Detroit News, o processo foi entregue em nome de Claire Reynolds, proprietária de um Jeep Wrangler Unlimired Sport de 2018. Esta queixosa alega que a FCA ofereceu-se para substituir o amortecedor de direção caso o veículo estivesse dentro da garantia. Para Claire Reynolds, isso foi apenas um remendo que não impede que a situação se volte a manifestar.

Segundo várias fontes próximas da FCA, a empresa sabe do problema, até porque, publicamente, declarou em 2018 que “veículos equipados com eixos rígidos são suscetíveis a sofrerem de vibrações, mas isso não é uma questão de segurança do veículo nem dos ocupantes” recordando que “não há qualquer tipo de acidente ou de feridos envolvendo veículos da FCA relacionados com este problema.”

O processo agora entregue, refuta estas afirmações e quer colocar a FCA no banco dos réus, por declarar que as vibrações existentes nos veículos não são uma questão de segurança do veículo, ao invés de “abordá-la, divulga-la ou avisar os clientes no ponto de venda que essa situação é possível de acontecer.”

Os subscritores deste processo exigem uma indemnização a todos os clientes afetados por este problema, através de um programa de recompra que faça a FCA pagar aos clientes pelos veículos defeituosos e ainda pagar uma compensação pela perda de valor dos veículos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)