Ford imprime porcas de segurança em 3D para afastar ladrões

By on 28 Janeiro, 2020

Quem já não foi espoliado de um jogo de jantes de liga leve? A Ford quer evitar isso com esta tecnologia de impressão 3D.

O método mais simples de afastar os larápios é colocar porcas de segurança nas rodas. Porém, diz a Ford, esta solução não é 100% fiável. Para que passe a ser, um grupo de engenheiros da casa da oval azul, desenvolveu um novo tipo de porca de segurança, recorrendo à impressão 3D.

Numa colaboração conjunta com a Eos, um dos maiores fornecedores de aditivos, a Ford cria porcas de segurança cm contornos baseados na voz do condutor. Isto porque a voz pode ser utilizada como identificação biométrica como sucede com a leitura da íris ou da impressão digital.

Ora, os engenheiros gravam a voz do condutor durante o mínimo de 1 segundo a dizer algo como “O meu carro é um Ford Mustang” e a partir dai utilizam um software para converter esta onda sonora única num padrão físico e imprimível. Este padrão é depois transformado num círculo e utilizado como desenho para o formato da porca de segurança e respetiva chave de desbloqueio.

Com a geometria correta a porca e a chave são únicas e impressas em 3D em aço inoxidável, resistente a ácido e corrosão. O design inclui segurança de segundo nível que impede que haja a clonagem da porca. Também não vale a pena tentar fazer um molde ´já que os entalhes de segurança partem-se quando são puxados sem a chave própria. Resulta? Não sabemos, mas a Ford diz que sim.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)