Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

“Go Further” é luz verde da Ford para um futuro eletrificado que começa… já!

By on 2 Abril, 2019

Decorreu hoje, em Amesterdão, o evento “Go Further” onde alguns jornalistas europeus ficaram a conhecer os planos de futuro da Ford, ficando claro que a marca da oval azul está ligada á corrente e vai polvilhar a sua gama de produtos com eletrificação seja através de híbridos da mais variada espécie, seja da eletrificação pura. 

O AUTOMAIS não esteve presente na cerimónia, mas assistimos à revelação, online, de várias novidades que tiveram como pano de fundo a eletrificação sem perder de vista o ADN da Ford, o “Fun to drive” que faz da marca americana uma espécie diferente dos restantes concorrentes. O “Go Further” deu a luz verde para o disparo de novos veículos eletrificados, soluções conectadas inovadoras e parcerias estratégicas para aumentar a produtividade e majorar as possibilidades de escolha dos consumidores. No fundo, a Ford tenta, desta forma, abraçar todas as sensibilidades, aproveitando desta forma alguma menor compreensão do fenómeno de outros construtores.

O evento, conduzido por Stuart Rowley, CEO da Ford Motor Europe, Steve Armstrong, presidente da Ford of Europe e por Roelant de Waard, vice presidente marketing e vendas da Ford of Europe, desvendou várias novidades, entre os comerciais e veículos de passageiros.

Primeiras vedetas do palco foram os comerciais com a revelação do furgão Transit totalmente elétrico, sem constrangimentos de carga ou de capacidade de carga, que será lançado em 2021. Depois, chegou a vez do Tourneo Custom, modelo de transporte de passageiros, na versão Plug In Hybrid com 50 quilómetros de autonomia em modo puramente elétrico e que estará disponível ainda este ano. Finalmente, dentro dos comerciais, destaque para uma nova iniciativa de manutenção com base na utilização de veículos comerciais visando alcançar 100% de produtividade para os clientes. Nesse contexto, nasceu uma nova aplicação “FordPass Pro” de apoio às pequenas e médias empresas.

Também foi desenvolvido o sistema Ecoboost Hybrid, um híbrido sem recarga externa que reduz até 8% o consumo e, ainda, o Mild Hybrid com tecnologia de 48 volts. Aliás, a Ford apresentou as quatro possibilidades de eletrificação: híbrido, híbrido Plug In. Mild Hybrid e puramente elétrico.

Como referiu Hans Schep, director-geral de veículos comerciais da Ford Europa, “os clientes de veículos comerciais necessitam de soluções mais inteligentes e integradas, desenvolvidas em torno de um ambiente comercial conectado. A Ford proporciona veículos robustos e flexíveis, com várias opções de propulsores económicos e eletrificados, para além de que o nosso sistema de modem integrado veio mudar completamente a realidade, dando origem a soluções de veículos comerciais inteligentes, capazes de ajudar os clientes na gestão das suas frotas, dedicando mais tempo e recursos aos seus negócios.”

A marca da oval azul também anunciou parcerias estratégicas e alianças, de sustentação de áreas-chave, que vão das conversões de veículos ao desenvolvimento de produtos, incluindo a joint-venture de longa data com a Ford Otosan, na Turquia, onde são fabricados grande parte dos modelos da família Transit.

O certificado programa da companhia para Empresas Certificadas de Transformação de Veículos (Qualified Vehicle Modifier – QVM) acaba de ser ampliado, abrangendo um total de 100 QVM certificados na Europa, número que a Ford pretende ver duplicado até 2020. Cada QVM tem acesso exclusivo às informações-base do fabricante, estando a Ford a trabalhar em estreita colaboração com diversos parceiros de modo a oferecer produtos mais flexíveis, tais como o chassis de reduzida altura Transit Skeletal, lançado em 2018.

A iniciativa “one-stop shop” da Ford, para clientes que desejam a conveniência de encomenda de veículos convertidos através dos seus salões de exposição, está a ser ampliada. Até final de 2020, ficará disponível o acesso a 40 parceiros QVM diretamente a partir dos Centros Transit, num leque que vai de viaturas basculantes a vansrefrigeradas.

Recorde-se também, que, em Janeiro último, a Ford Motor Company e a Volkswagen AG anunciaram os primeiros acordos formais para a criação de uma aliança mais ampla. Através desta aliança, a Ford irá ser responsável pela engenharia e construção de pick-upsde média dimensão para ambas as empresas, modelos cuja expectativa de chegada ao mercado está agendada já para 2022.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)