HabaNiro é a visão da Kia para a mobilidade autónoma e mostra o Niro de 2021

By on 22 Abril, 2019

Este é um carro que merece ser olhado com algum carinho, pois é algo mais que um simples protótipo. Todos sabemos que a eletrificação é inevitável, mas pode ser feita com estilo e com atenção a certos detalhes.

O Kia HabaNiro é descrito pela marca coreana como “uma visão presciente do futuro da mobilidade”, sendo um crossover elétrico equipado com condução autónoma de nível 5 que tem, reclama a Kia, “tecnologia mais avançada do que aquela que levou o homem até á Lua!”. 

O carro foi criado pelo departamento de estilo da Kia na Califórnia e tem alguns detalhes que foram adicionados depois, nomeadamente na frente, lembando o nariz de um tubarão com os “dentes” a surgirem na forma de detalhes em alumínio.

As portas abrem para cima e revelam um interior com 4 lugares. Ainda no exterior, destaque para as zonas de proteção inferior em alumínio, ganchos de reboque em alumínio e rodas de 20 polegadas com detalhes em vermelho. As luzes diurnas têm uma função chamada “heartbeat pulse”. O interior também recebe revestimentos vermelhos.

Ainda no interior, desapareceram os tradicionais instrumentos e os botões. Tudo foi substituído por um “head up display” que se espalha ao longo de todo o para brisas. Um painel côncavo em acrílico sensível ao toque controla tudo o que é necessário. O sistema também tem um sistema TOSS (Technical Option Sharing System), interativo que permite com gestos alternar entre menus no “head up display” como se estivesse a jogar xadrez.

Quando o carro está em modo autónomo total, o volante recolhe e desaparece, deixando mais espaço para os quatro ocupantes, podendo relaxar e ver um filme enquanto faz a viagem. O HabaNiro está equipado com o sistema de condução emocional adaptativa, que otimiza e personaliza o interior de acordo com o estado emotivo do condutor. A Inteligência Artificial e as câmaras projetam uma imagem da traseira no para brisas, quando o condutor olha para onde estaria o espelho retrovisor interior.

O Kia HabaNiro será um modelo elétrico com tração integral, mas a marca não divulgou detalhes, apesar de se saber que a autonomia será superior a 483 quilómetros com uma única carga. E a marca coreana já avisou que apesar do futurismo do HabaNiro, o carro poderá chegar à produção em série. Mas sem portas de abertura para cima e com alguns detalhes menos exuberantes.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)