Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

Jaguar apresenta novo motor, o Ingenium

By on 27 Junho, 2017

A Jaguar apresentou um novo motor a gasolina Ingenium com 300 CV, tão potente quanto eficiente, para as berlinas XE e XF, bem como para os SUV de alto rendimento F-PACE.

O motor a gasolina Ingenium 2.0 de quatro cilindros debita um binário de 400 Nm e permite uma aceleração excecional. Essa potência é suficiente para que o F-PACE, galardoado com o prémio ‘World Car of the Year’, passe dos 0 aos 100 km/h em 6 segundos com um consumo de combustível de 7,7 litros aos 100 km.

Na berlina business Jaguar XF com tração às quatro rodas, o novo motor consegue passar dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos. As emissões de CO2 de 163 g/km e o consumo de combustível de 7,2 litros aos 100 km provam que o novo motor Ingenium pode oferecer o rendimento característico da Jaguar com uma impressionante eficiência.

Os números do novo motor são ainda melhores na berlina desportiva XE, já que a versão com tração às quatro rodas passa dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos. Além disso, o consumo de combustível de 6,9 litros aos 100 km e as emissões de CO2 de 157 g/km fazem com que as suas credenciais de veículo ecológico permaneçam inalteráveis.

O novo motor de quatro cilindros P300 utiliza a última tecnologia de motor da Jaguar Land Rover, como os turbocompressores de entrada dupla com rolamentos de cerâmica que reduzem o atrito e um compressor de palhetas de alto fluxo que aumenta o rendimento. Este novo motor é produzido no Engine Manufacturing Centre de Wolverhampton (Reino Unido), um centro de fabrico de motores que representou um investimento de 500 milhões de libras (cerca de 570 milhões de euros).

Em combinação com a avançada caixa automática de oito velocidades ZF da Jaguar Land Rover, o motor oferece uma aceleração suave com mudanças de velocidade perfeitas e uma resposta extraordinária. No caso das berlinas XE e XF, os clientes também podem escolher entre a tração traseira ou a tração às quatro rodas.

A introdução deste potente motor é o último de um conjunto de aperfeiçoamentos que estão a ser efetuados nos modelos XE, XF e F-PACE. No princípio do ano, a gama dos avançados motores Ingenium foi aumentada para incluir as versões de 200 CV (apenas para os modelos XE e XF) e de 250 CV do motor a gasolina 2.0 de quatro cilindros. Além disso, foi ainda incorporado um motor biturbo diesel 2.0 de 240 CV e quatro cilindros.

Nas versões 18MY são disponibilizadas novas prestações orientadas para a comodidade como a função Gesture Boot Lid para as berlinas XF e XE, bem como a tecnologia Configurable Dynamics da Jaguar, que permite aos condutores configurar a caixa de velocidades automática, o acelerador e a direção.

Os três modelos também podem fazer jus da última tecnologia em questões de segurança, como é o caso dos sistemas Forward Vehicle Guidance e Forward Traffic Detection.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)