Jaguar Land Rover desenvolveu volante sensorial para fixar olhar na estrada

By on 4 Junho, 2019

A Jaguar Land Rover desenvolveu um volante que pode ajudar os condutores a manter o olhar na estrada, ao utilizar mudanças de temperatura para os avisar de quando devem virar à esquerda ou à direita!

A colaboração entre a JLR e a Universidade de Glasgow, deu origem ao denominado “volante sensorial” com zonas que aquecem ou arrefecem rapidamente para avisar o condutor da aproximação de um cruzamento ou da necessidade de mudar de faixa. Esta ideia tenta que nas condições de pior visibilidade, devido a qualquer causa, o condutor saiba sempre qual o caminho a seguir. A tecnologia também foi pensada para ser aplicada nas manetes das mudanças para indicar as mudanças de velocidade nos veículos equipados com o sistema de condução autónoma. 

Nos dois lados do volante há zonas específicas que aquecem ou arrefecem rapidamente, com uma diferença de 6ºC, para indicar a direção de viragem. O condutor pode ajustar a mudança de temperatura.

Esta investigação, financiada pela Jaguar Land Rover, faz parte da tese de doutoramento de Patrizia Di Campli San Vito, do departamento Glasgow Interactive Systems (GIST) da Universidade de Glasgow. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Deixe um comentário

Please Login to comment