Resultados financeiros da Stellantis revelam lucros de 16,8 milhões de euros
Mazda mantém crescimento da quota de mercado na Europa

Lucros do PSA Group recuam no primeiro trimestre de 2019

By on 26 Abril, 2019

A casa francesa anunciou que o lucro do primeiro trimestre de 2019 recuou 1,1% face a igual período de 2018, um resultado explicado por números de vendas em queda fora da Europa e a saída do mercado iraniano.

Contas feitas, as vendas desceram dos 18,2 mil milhões em 2018 para 17,98 mil milhões. O diretor financeiro do PSA Group, Philippe de Rovira, referiu que a empresa continua focada no seu plano de desempenho a médio e longo prazo, ao mesmo tempo que desenvolve a integração da Opel no grupo, depois da aquisição em 2017.

As vendas da divisão automóvel caíram para 14,16 mil milhões de euros, menos 1,8% que em igual período de 2018, efeitos, ainda, da aquisição da Opel. As taxas de juro não ajudaram e muito dos 3,6% de melhoria nas vendas graças ao aumento dos preços, desapareceu. Há, também, um novo mix de vendas no PSA Group.

O volume de vendas desde 16% face a igual período de 2018, para 886 400 unidades. Mas o número fica mais preocupante quando se retira da equação o abandonado mercado iraniano e as vendas recuaram 6%, com enorme contributo dos 30% de crescimento negativo na América Latina.

Apesar de todos estes reveses, o PSA Group continua a manter o objetivo de ter uma margem operacional de 4,5% entre 2019 e 2021. Na previsão para 2019, o grupo francês acredita que o mercado da América Latina irá encolher 2%, o mercado europeu ficará estagnado, a China voltará a recuar, agora 3%, com a Rússia a ver as vendas crescer 5%. Philippe de Rovira aproveitou a demonstração dos resultados do primeiro trimestre para dizer que a Opel vai acabar com o Adam e o Karl e também com o Cascada, na tentativa de cumprir com as novas regras de emissões em vigor já em 2020.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)