Škoda Enyaq iV RS entra no livro do Guiness com o drift mais longo no gelo
Aiways U6 Coupé ainda não foi apresentado, mas já está a bater recordes

Lynk&Co 03 Cyan Concept é o carro de 4 portas mais veloz no Nurburgring (c/vídeo)

By on 26 Agosto, 2019

No capítulo “o meu é maior que o teu” ou, melhor dizendo, “o meu é mais rápido que o teu”, os chineses da Geely reclamam para o Lynk&Co 03 Cyan Concept o título de quatro portas mais rápido do Nurburgring.

A equipa que inscreve os Lynk&Co 03 no WTCR, a Cyan Racing, levou até ao Inferno Verde um modelo que a marca diz estar homologado para andar na estrada – com vistosos alargamentos das cavas das rodas, para choques com apêndices aerodinâmicos generosos, uma vistosa asa traseira e jantes de anafadas dimensões – chamado Lynk&Co 03 Cyan Concept e conseguiu fazer melhor que o Renault Megane RS Trophy R.

Contas feitas, Thed Bjork, piloto da equipa no WTCR, cumpriu a volta ao Nurburgring em 7m20,143s, pulverizando de forma impressionante o tempo de 7m40,1s do Megane, fazendo mesmo melhor que o Jaguar XE SV Project 8, que tinha arrebatado o tempo mais veloz de um quatro portas no Nurburgring.

Com este tempo, a Lynk&Co fica com o tempo mais rápido para um duas rodas motrizes e para um carro de quatro portas. Para isto, além daquilo que referimos acima, foi necessário usar um quatro cilindros turbo com 525 CV. Um motor que, dificilmente, será usado na produção em série. Com uma aceleração 0-100 km/h em 4,4 segundos e uma velocidade máxima próxima dos 310 km/h, o Lynk&Co 03 Cyan Concept pode andar legalmente na estrada, mas dificilmente será um carro vendável. Aliás, a Lynk&Co continua a ser um espécime raro no Velho Continente.

Para já fica o recorde e a satisfação de Thed Bjork – “o recorde que alcançámos é importante e coloco-o ao nível dos meus títulos e um destaque da minha carreira” – e de Henrik Fries, responsável pela pesquisa e desenvolvimento da Lynk&Co. “O nosso propósito ao andar no Nurburgring é desenvolver os nossos carros, mas bater recordes permite testemunhar o potencial e as capacidades da plataforma Lynk&Co (que por acaso é a Volvo CMA, ndr) bem como a nossa filosofia de trabalho.”

Tudo muito certo, mas estes são dois recordes muito “duvidosos” que aqui ficam retratados no video da Lynk&Co.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)