Mazda tem planos para fazer um seis cilindros com tecnologia Skyactyiv-X

By on 10 Maio, 2019

A casa japonesa está muito confiante no seu motor de compressão ignição e por isso está a equacionar desenvolver uma linha de blocos de seis cilindros.

A Mazda tem planos muito concretos para lutar contra a minimização dos motores de combustão interna, deixando isso claro com a tecnologia Skyactiv-X. Mas há mais desenvolvimentos que, pretendia a Mazda, deveriam permanecer secretos. Porém, o relatório e contas do ano fiscal da marca japonesa, publicado no sítio global de internet da Mazda. Foi, depois, retirado quando a imprensa falou do assunto. Mas o mal já estava feito.

Na imagem que publicamos é claro que a Mazda está a planear fazer um bloco de seis cilindros em linha com a tecnologia Skyactiv-X e outro seis cilindros Skyactiv-D, a segunda geração dos motores diesel. Paralelamente, lá estão os motores híbridos e os elétricos.

Ou seja, a Mazda tem planos para desenvolver os motores com tecnologia 48 volts e, tambºem, uma nova plataforma mais ampla que as atuais. Dai o “Large Architecture”. Ou seja, a Mazda está a preparar-se para lançar produtos que sejam capazes de competir com Audi, BMW e Mercedes. 

Curiosamente, a Mazda nunca teve um motor de seis cilindros em linha, apenas um V6 usado no MX-3 que desapareceu rapidamente de produção em 2002. Por outro lado, a casa japonesa sempre foi contra o “downsizing”, mantendo sempre cilindradas elevadas, como prova, agora no novo Mazda 3.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Deixe um comentário

Please Login to comment