Mercado: Elétricos influenciam negativamente os números de março
Fabricantes de peças temem pela volatilidade do mercado

Mercado chinês regista segundo ano consecutivo de perdas, EV perdem vendas

By on 15 Janeiro, 2020

O maior mercado automóvel mundial foi fonte de sucesso e de lucro fácil durante anos a fio, mas parece que a fonte está a secar e pelo segundo ano consecutivo a China registou crescimento negativo.

Contas feitas, o mercado de veículos novos contraiu-se 8,.2% ligeiramente abaixo dos 25,8 milhões de unidades, tendo-se verificado as maiores perdas nos ligeiros e nas pick-up com os comerciais a recuarem 1,1 por cento, um mercado que vale 4,3 milhões de unidades.

Pela primeira vez, o mercado de veículos elétrificados recuou, depois do Governo chinês ter acabado com os incentivos no mês de junho. O recuo foi de 4% para 1,2 milhões de unidades e 2019, sendo que os modelos puramente elétricos não valeram mais que 972 mil unidades, menos 1,2 por cento que em 2018, enquanto que os híbridos Plug In declinaram 15% para apenas 232 mil unidades. 

Perante tudo o que tem acontecido no mercado chinês, a Associação de Construtores Automóveis da China já lançou a sua previsão para 2020 e contam com o terceiro ano consecutivo de perda com recuo de 2%. Isso já levou a despedimentos e ao fecho de fábricas e os maiores grupos vão continuar a “esmagar” os pequenos construtores, cada vez em maiores dificuldades. A Volkswagen, que perdeu 1,1% de vendas, acredita que o mercado chinês vá voltar ao crescimento nos próximos cinco anos, mas com um ritmo mais lento.

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