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Mercedes Vision Urbanetic: uma visão sobre a condução autónoma

By on 10 Setembro, 2018

Aquela visão dos carros a voar e a andarem sozinhos que muitos dos mais idosos tinham para o ano 2000 parece que se quer concretizar daqui a pouco tempo. A divisão e comerciais da Mercedes desenvolveu e apresentou, agora, um protótipo de um veículo autónomo comercial que tem estreia marcada para o Salão de Comerciais de Hanover, Alemanha.

A ideia por trás deste conceito é eliminar a separação que hoje existe entre a mobilidade das pessoas e dos bens, através de uma solução de mobilidade autónoma, elétrica e cujas características permitem praticamente tudo.

O chassis é uma espécie de patim ou skate que aceita diversos tipos de carroçaria, seja um transportador de pessoas amplo e confortável ou um comercial para transportar bens. Pensado na lógica da condução partilhada, o Vision Urbanetic pode albergar até 12 passageiros, enquanto que o módulo de carga pode ser dividido em dois patamares, sendo capaz de transportar até 10 euro paletes com um espaço máximo de 10 metros cúbicos. O módulo de carga tem uma profundidade de 3,7 metros enquanto que o veículo tem um comprimento total de 5,140 metros.

Os diferentes módulos podem ser mudados automaticamente ou manualmente, sendo que a Mercedes reclama uma troca de componente em poucos minutos. Para já existe o módulo de carga e o módulo de passageiros, mas outros estão a ser desenvolvidos.

Quanto ao chassis, é modular e tem todo o equipamento necessário para a condução autónoma de nível cinco (sem intervenção humana) incorporado. Na tal lógica de utilização partilhada, alguém precisa de fazer uma mudança, requisita o chassis e este pode ir, sem carroçaria, até ao ponto onde está o módulo de carga, monta-o e segue para casa do cliente para efetuar o trabalho pedido. O sistema do Vision Urbanetic incorpora uma inteligência artificial que analisa em tempo real a necessidade de satisfazer pedidos, seja de transporte de passageiros ou de carga, dentro de determinadas áreas.

A Mercedes diz, ainda, que a motorização elétrica cumpre com todas as exigências para aceder a áreas restritas das grandes cidades e com a ausência de ruído, pode ser alargado o horário de distribuição de bens.

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