Nikola apresenta o primeiro camião elétrico europeu feito em parceria com a Iveco

By on 5 Dezembro, 2019

A Nikola esteve nas bocas do mundo ao oferecer à Tesla um projeto de “pick-up” que pudesse substituir a Cybertruck, aparece agora com um lançamento importante.

Depois de um protótipo lançado o ano passado, a Nikola assinou uma parceria coma  Iveco há três meses e já está apresentado o primeiro camião europeu totalmente elétrico.

Chama-se Nikola Tre, tem por base o Iveco S-Way que foi lançado no Salão de Madrid em julho deste ano, não diferindo muito daquele modelo. Apenas pequenos detalhes, nomeadamente, o enorme logótipo “N” da Nikola na frente do camião, as luzes de nevoeiro ligados aos faróis LED verticais. O modelo integra a tecnologia avançada da Nikola, bem como o sistema de info entretenimento que ocupa um enorme ecrã colocado no painel de instrumentos. E aqui, sim, há enorme mudança face ao Iveco S-Way.

Recordamos que a Nikola já revelou um camião a hidrogénio com 1000 CV e uma autonomia superior a 1900 km. O Tre é diferente, pois além de ter sido desenvolvido em termos de estilo pela Italdesign, tem uma bateria industrial com 720 kWh que pode, depois, ser adaptada às necessidades dos clientes, oferecendo, na versão de duas rodas motrizes, uma autonomia de 400 km. A cadeia motriz tem 480 kW (653 CV) e 1800 Nm de binário. Existem versões de 2 ou 3 eixos com o peso bruto a oscilar entre as 18 e as 26 toneladas, para distribuição urbana ou extra urbana limitada.

A versão final do Nikola Tre será revelada em Hannover, em 2020, com as primeiras unidades a serem entregues em 2021. Mas a Nikola não deixa de olhar para a pilha de combustível e espera em 2023 apresentar uma versão comercializável do camião a hidrogénio tendo por base o Tre.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)