Nissan: Plano global conta com 30 novos lançamentos nos próximos três anos
Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias

Nissan GT-R faz 50 anos

By on 2 Dezembro, 2019

O ano de 2019 marca o 50º aniversário de um dos carros mais

famosos, mas também mais misteriosos do mercado: Nissan GT-R.

Nissan GT-R, Nissan, AutomaisA festa de aniversário será em breve no Nismo Festival, juntamente com a celebração da família Z. Tudo começou em 1969 quando a Datsun, agora Nissan, introduziu o primeiro Skyline GT-R, mas apenas para o mercado japonês. Até março de 1971, passou a oferecer o carro com duas portas (até aí só existia em 4 portas). O GT-R estava equipado com um motor de 2.0 litros com duplo veio de excêntricos à cabeça com seis cilindros. O bloco S20 debitava 160 CV às 7000 rpm e 176 Nm às 5600 rpm e o carro tinha tração traseira e caixa manual de cinco velocidades. Tinha diferencial autoblocante.

Em 1973, a Nissan introduziu a segunda geração do Skyline GT-R, exatamente com as mesmas características do anterior modelo. Desta geração, foram produzidos 197 exemplares devido à falta de procura por carros desportivos num âmbito de crise global. Por via disso, o Skyline GT-R esteve ausente do mercado entre 1973 e 1989.

A terceira geração nasceu debaixo de outros pressupostos e

com uma imagem desportiva diferente e apontada à competição. O R32 foi

desenhado para o Grupo A e estreou o mítico motor RB26DETT, um bloco de seis

cilindros com 2.6 litros duplo turbo, reclamando 276 CV às 6800 rpm e 353 Nm às

4400 rpm. O sucesso do R32 deu asas ao Skyline GT-R, cujo modelo R33 em 1995.

Foi vendido em duas e quatro portas e deu origem a múltiplas versões, entre

elas a altamente procura e rara 400R, feita em apenas 44 unidades para todo o

mundo.

A quinta geração do GT-R, o R34, nasceu em 1999, mantendo o motor

RB26, mas com uma enorme melhoria em termos mecânicos e técnicos.

Quando a produção do R34 acabou, a Nissan decidiu separar a

família Skyline do GT-R e em 2008, foi lançado o R35 GT-R, o mesmo que ainda

hoje está a ser vendido coim atualizações quase anuais, em termos mecânicos e tecnológicos.

E no início deste ano, a Nissan lançou uma versão do GT-R 50th Anniversary Edition.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)