Nova geração do Opel Corsa é mais leve e está quase pronta

By on 15 Abril, 2019

O Corsa será lançado em Verão e a Opel começa a revelar alguns dos dados do novo modelo, feito debaixo do controlo do PSA Group. Primeiro facto: será mais leve 108 kgs que a geração atual.

Contas feitas, o novo Corsa pesará, dependendo da especificação, 980 quilogramas, um valor impressionante que o coloca, por exemplo, 130 gks mais leve que um Ford Fiesta, o seu rival mais direto. Este peso pluma é conseguido com a utilização de novo aço, novos materiais de insonorização leves e recurso ao alumínio, não só na estrutura como nos motores.

Olhando para a foto acima, poderá perceber onde a Opel escovou tanto peso: 15 quilos nos motores, 40 kgs na carroçaria, 2,4 kgs no capô em alumínio, 5,5 kgs nos bancos dianteiros e 4,5 kgs no banco traseiro.

O novo Opel Corsa utilizará a mesma plataforma do Peugeot 208 recentemente revelado, tendo uma volumetria semelhante. Recordamos que este é o primeiro projeto produzido debaixo do controlo do PSA Group, sendo crucial para o futuro da marca e para a continuação do bom momento que desfruta.

Foram precisos menos de dois anos para desenvolver esta nova geração do Corsa, depois da decisão de rejeitar a plataforma General Motors em favor de uma base PSA, ter sido tomada. Evitou-se, assim, ter de pagar uma “royalty” às GM pela utilização da plataforma. Assim, o modelo utilizará a CMP (Common Modular Platform), com tração dianteira e utilizará a gama de motores do grupo PSAM nomeadamente, os blocos 1.2 Puretech.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Deixe um comentário

Please Login to comment