Nova geração do VW Golf GTI já está em testes no Nurburgring

By on 11 Julho, 2019

Seria difícil que a oitava geração do Golf ficasse sem o seu ícone, o GTI. Por isso a VW já está a ultimar a versão desportiva do carro mais vendido na Europa.

Naturalmente que o Nurburgring serve de base a estes ensaios e com um carro altamente camuflado, o que deixa alguma surpresa quando se conhece o novo Golf praticamente “despido”. Mas a camuflagem não consegue esconder as jantes de liga leve de generosas dimensões, as duas saídas de escape colocadas nos extremos da carroçaria e a maior dimensão das grelhas dianteiras. Tudo visível e tudo a deixar claro que a Volkswagen vai manter o Golf GTI discreto e longe da exuberância, por exemplo, do Honda Civic Type R. Nada de novo, portanto.

O Golf GTI será lançado em 2020, pouco depois do resto da gama, e dentro daquilo que é o cânone da Volkswagen, não veremos a versão desportiva da oitava geração do Golf a rosnar com 400 CV ou coisa que o valha. O Golf GTI não vai entrar na guerra da “minha é maior que a tua” e irá manter o apelo aos que gostam de performances, mas com controlo e capacidade de polivalência. Assim sendo, o motor de 2.0 litros TFSI não deverá ir muito além dos 250 CV, tendo a VW Motorsport e o departamento de pesquisa e desenvolvimento, trabalhado muito para reduzir os consumos e aumentar a agradabilidade de utilização a fundo ou em cruzeiro. O carro terá suspensões com amortecimento ativo e a caixa de dupla embraiagem, sendo oferecido, também, um diferencial autoblocante ativo.

Não se pense, porém, que a Volkswagen não gosta de mostrar o que consegue fazer e por isso o Golf R vai voltar nesta oitava geração, com muito mais músculo e tração integral, aí sim, com armas para ir a terreiro lutar com os rivais.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)