Patrão da divisão SVO da JLR, Mark Staton, foi para a China pois quer mudar o mundo

By on 19 Setembro, 2019

Mark Stanton abandonou a divisão de veículos especiais (SVO) da Jaguar Land Rover (JLR) por troca com um trabalho na startup chinesa Human Horizons, porque “quero mudar o mundo!”

Recordamos que a Human Horizons é um dos milhares de “startup” chinesas que nascem como cogumelos naquele país asiático, tendo apresentado o seu primeiro carro há pouco mais de um mês.

Numa entrevista dada à revista britânica Autocar, Mark Stanton explicou porque abandonou uma empresa como a Jaguar Land Rover e um cargo estimulante como patrão da divisão de veículos especiais (SVO) por troca com um trabalho em uma das muitas empresas chinesas que querem fazer carros elétricos e autónomos.

E a resposta deixa-nos de boca aberta. “A SVO era suposto ser o topo e no início era assim que eu sentia. Eu não quero falar mal da JLR porque ainda tenho uma enorme paixão pela marca e pelos seus produtos, mas a frustração estava a crescer a cada dia. Deveria ser o meu percurso final, mas acabou por não ser assim. Poderia ter ficado mais três ou quatro anos e reformava-me, mas não desejava fazer isso. Queria mudar de direção e fazer algo diferente.”

Mark Stanton refere que “o ambiente tornou-se realmente importante para mim. O automóvel anda por aqui há 110 anos e eu tenho estado a trabalhar nesta indústria há 35 anos. Durante todo esse tempo, penso que tornou o mundo um pior lugar para viver. Eu contribuí para o problema das emissões. Os construtores convencionais estão a tentar avançar, mas é muito complicado olhando a tudo o que eles precisam fazer. É muito mais fácil criar um novo mundo desde o início. E eu quero mudar o mundo!”

O AUTOMAIS já lhe revelou o primeiro carro da Human Horizons, o HiPhi 1, um modelo com forma de SUV, que tem seis lugares, tem nível 3 de condução autónoma e tem opção de duas ou quatro rodas motrizes. A bateria terá uma capacidade de 96 kWh e tem uma autonomia de 644 km.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)