Philippe Klein, responsável pelo planeamento, abandona a Nissan

By on 4 Novembro, 2019

A limpeza dos quadros da Nissan com ligações a Carlos Ghosn continua e o último dos executivos trazidos da Renault por Ghosn, acaba de abandonar a empresa japonesa.

Durante o jantar de apresentação da equipa Nissan de Fórmula E, decorrida em Yokohama, sede da Nissan, no Japão, Makoto Uchida fez uma breve aparição para agradecer a presença de todos e revelar que a partir de 1 de dezembro será o CEO da Nissan. E por isso, devido ás suas obrigações com o negócio da marca na China, da qual é o responsável, não poderia permanecer com os convidados e não estaria no dia seguinte no Centro de Estilo da Nissan, por estar a caminho da China.

Nessa altura, o AUTOMAIS/AUTOSPORT teve a oportunidade de trocar algumas impressões com alguns jornalistas japoneses, que asseguravam que iria haver novidades na cúpula da Nissan nas horas seguintes.

Acabou por nada acontecer, mas na passada semana, a Nissan anunciou na sexta feira dia 1 de novembro, que Philippe Klein, responsável pelo planeamento deixava o seu cargo e abandonava a empresa. O francês, trazido da Renault para o Japão pela mão de Carlos Ghosn, sucedeu a Andy Palmer, que deixou a Nissan em confronto com Ghosn e se torno, posteriormente, CEO da Aston Martin. 

Com 62 anos, Klein entrou na Renault como engenheiro de motores e transmissões em 1981, tendo estado sempre ao lado de Ghosn, na Nissan como braço direito do brasileiro e depois em 2007, como vice-presidente. Estava no Japão há alguns anos e junta-se a uma longa lista de executivos dispensados pela Nissan.

Entre eles está Daniele Schillaci, agora CEO da Brembo e José Monuz, responsável pelo desempenho da Nissan, que saiu em janeiro e é agora o COO (diretor de operações global) da Hyundai e CEO da divisão norte americana. Também em janeiro, saiu Roland Krueger, ex-presidente da Infiniti, que foi contratado pela Dyson. Arun Bajaj, responsável pelos recursos humanos, saiu em março, Trevor Mann, diretor de operações global da Mitsubishi e Vincent Cobee, ex-responsável pela estratégia da Mitsubishi, saíram da Nissan, Este último entrou na PSA e deverá ser o próximo CEO da Citroen, no lugar de Linda Jackson.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)