Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
PIRELLI AMPLIA GAMA ELECT COM DOIS NOVOS PNEUS P ZERO PARA O PORSCHE TAYCAN

Porsche acaba de revelar o seu primeiro elétrico, o Taycan com preços a partir de 158.221€

By on 4 Setembro, 2019

Três locais serviram de palco e centenas de jornalistas estiveram presentes para a revelação do novo Taycan.

O AUTOMAIS tinha um “espião” presente que nos forneceu todos os dados e as imagens da revelação do primeiro modelo totalmente elétrico da Porsche. Já lhe contámos todos os detalhes do Taycan, fica apenas o registo de um carregamento para 100 km de autonomia em 5 minutos, graças à tecnologia 800 volts, ultra rápido e para os mais de 700 CV do modelo de topo. 

Quanto ao estilo, é decalcado do protótipo que foi revelado há uns anos, o Mission e, com a frente igualzinha com os faróis “escondidos” num entalhe com tecnologia LED e Laser e a traseira com uma barra de luz a ligar os farolins. Os modelos que foram expostos nas Cataratas do Niagara, estado de Nova Iorque, na quinta solar de Neuhardenberg, perto de Berlim, e no parque eólico de Pingtan Island, a cerca de 150 quilómetros da cidade chinesa de Fuzhou, província de Fujian, estavam pintados de branco e com as jantes semelhantes às do Mission E.

Na apresentação que teve o centro em Berlim, Olive Blume, CEO da Porsche referiu que “o Taycan liga a nossa herança ao futuro. Leva para a frente a história de sucesso da nossa marca – uma marca que fascina e emociona pessoas por todo o mundo há mais de 70 anos,” completando com a frase do dia: “este dia marca o início de uma nova era!”

Os primeiros modelos da gama Taycan são o Turbo e o Turbo S, depois seguir-se-ão versões menos potentes e ainda em 2020, a versão Cross Turismo. Cntas feitas, em 2022, o investimento total da Porsche na eletrificação será superior a seis mil milhões de euros.

O Taycan Turbo S terá até 761 CV em “overboost” e com o “Launch Control” , o Taycan Turbo chega aos 680 CV. O primeiro acelera dos 0-100 km/h em 2,8 segundos, o segundo faz o mesmo em 3,2 segundos. O Turbo S tem uma autonomia de 412 km, o Turbo chega aos 450 km, todas as cifras homologadas pelo protocolo WLTP. A velocidade máxima dos dois modelos com tração integral é de 260 km/h.

“Prometemos um verdadeiro Porsche para a era da mobilidade elétrica – um automóvel desportivo fascinante que não emociona apenas pela sua tecnologia e comportamento dinâmico, mas que também desperta paixão em todas as pessoas pelo mundo, tal como os seus lendários antecessores fizeram. Agora, entregamos essa promessa”, destacou Michael Steiner, responsável pela pesquisa e desenvolvimento da Porsche.

O Taycan é o primeiro modelo de produção em série com tecnologia de 800 volts (normal são 400 volts) e com isso em cinco minutos a bateria pode ser carregada, através de corrente contínua em estações de alta potência, oferecendo uma centena de quilómetros. Para carregar de 5 a 80% da bateria é de 22,4 minutos, em condições ideais, com um pico de carregamento de 270 kW. A bateria tem 93,4 kWh e tem capacidade de carregamento em casa com unidades de recarga de 11 kW em corrente alterna. O consumo do Turbo S é de 26,9 kWh/100 km e o Turbo 26 kWh/100 km. O Taycan Turbo custa 158.221 euros e o Taycan Turbo fica por 192.661 euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)