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Porsche deixa de fora da mobilidade elétrica os seus GT

By on 21 Junho, 2019

O Porsche Taycan e o 911 híbrido, são sinais importante para perceber o futuro da mobilidade na casa de Zuffenhausen, mas a Porsche GT continuará focada nos motores de combustão interna.

Ou seja, a Porsche dá “uma no cravo, outra na ferradura” o que já se tinha percebido com o anúncio feito sobre a próxima geração do Macan, totalmente elétrica. Porém, o atual modelo com motor de combustão interna a gasolina manter-se-á até que não hajam mais clientes.

O que Andreas Preuninger, o patrão da Porsche GT, vem dizer é que os modelo GT da Porsche vão estar focados nos motores de combustão interna, deixado claro que a eletrificação é algo em que não estão a pensar no momento. Ou seja, o 911 até pode ter versões híbridas, por exemplo, mas o GT3 e o GT2 ou outro modelo, manterá o boxer de seis cilindros com 4.0 litros ou outra cilindrada.

Segundo as suas palavras, os Porsche GT vão manter a pureza do motor a gasolina sem ajudas elétricas. “Há algumas ideias de olhar para essa direção nos modelos ‘normais’ da gama, mas no que toca aos GT, não há nenhuma intenção de o fazer. Se fosse tomada a decisão de um dia para o outro de tornar todos os carros de competição elétricos, então teríamos uma razão para olhar para isso com outra atenção. Porém, como sempre, tem de haver uma ligação entre os carros que usamos na pista e os que vendemos com uma matrícula pendurada. Primeiro por uma questão de homologação, mas sobretudo porque têm de ter o mesmo ADN e partilhar a mesma plataforma e mecânica sob pena de perder credibilidade.”

O responsável pela Porsche GT vai mais longe , referindo que “penso que é correto e a coisa certa a fazer, a Porsche concentrar-se em três pilares: híbridos, elétricos e carros desportivos típicos” lembrando uma frase de Ferry Porsche “o último carro a ser feito no planeta tem de ser um desportivo.”

Para o patrão da divisão GT da Porsche, “temos de ter carros diferentes para partilhar objetivos diferentes e desde que os clientes tenham disposição para comprar os nossos carros e desfrutem deles, porque haveríamos de parar de os fazer? Felizmente que a administração apoia-nos com os projetos GT que são puramente Porsche e seguem a herança e o ADN do 911. Em outras divisões, tudo está concentrado na digitalização e na eletrificação, nós temos a felicidade de fazer carros genuínos!”

Ou o velho adágio “não ponhas os ovos todos no mesmo cesto”, algo que a Porsche faz e continuará a fazer. E ainda bem!

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