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Primeiro ensaio Mercedes AMG GLB 35: AMG coloca GLB sozinho no segmento

By on 27 Novembro, 2019

Versátil e espaçoso são dois atributos que não fazem falta a um desportivo, mas como a Mercedes ofereceu ao GLB o tratamento AMG com o recurso à mecânica do A35 AMG, a casa de Estugarda oferece um carro que é quase único no segmento.

Usando a base do Classe A, a Mercedes sabia que o GLB tem capacidades para ir mais além do que os pequenos blocos a gasolina e diesel permitiam em termos de performance. Isso e a presença na caixa de peças da Mercedes do motor AMG do A35 AMG, tornaram fácil a decisão de fazer um GLB 35 AMG.

O ponto de partida é a plataforma MFA2 e o destaque é o motor de 2.0 litros com 305 CV que está acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem com oito velocidades e o sistema 4Matic de tração integral revisto para o motor AMG e que pode fazer passar o binário de 100% das rodas dianteiras até uma repartição 50/50 entre os dois eixos.

Apesar da qualidade da base, a Mercedes decidiu mexer, bastante, na suspensão do GLB AMG. No eixo da frente há novas articulações para a direção, braços de controlo diferentes e mais rígidos, o sub chassis foi reforçado e é diferente do usado nas versões “normais”. Atrás, não houve muitas alterações ao sistema multibraços do carro, até porque tudo funciona com afinações diferentes, mas sem necessidade de mudar o sistema em si. Claro que os casquilhos são diferentes, mais duros, e todas as ligações foram reforçadas devido à maior capacidade de gerar carga em curva desta versão AMG. As molas e amortecedores, claro, foram endurecidos e a Mercedes oferece a opção dos amortecedores adaptativos. Ainda nas alterações, destaque para a direção que é nova, mais sensível e rápida que a do GLB e a utilização de travões AMG, o que significa rotores dianteiros com 350 mm de diâmetro e 330 mm na traseira.

Mais diferenças encontramos no exterior com o habitual fogo de artificio AMG: jantes de 19 polegadas (há de 20 e de 21 polegadas como opcional), uma carroçaria onde há saias laterais maiores, para choques redesenhados, generoso spoiler traseiro por cima do óculo, saídas de escape diferentes, difusor traseiro e, estreia nos modelos 35 da AMG, a grelha dianteira Panamericana, até agora reservada para as versões de topo da casa de Affalterbach.

O habitáculo do GLB AMG não tem alterações de monta, exceto aquelas que, tal como no exterior, já são habituais. Ou seja, temos um volante de três braços multi funções com as letrinhas AMG, pedais em alumínio, bancos mais envolventes e alguns toques que mostram ser esta uma versão mais desportiva. Depois, é oferecido o AMG Dynamic Select, com vários modos de condução que tem influência no modo de utilizar o acelerador, a caixa de velocidades, o sistema de tração integral, a direção e o controlo de estabilidade e os sistemas de segurança. O problema é que são tantas coisas para controlar que as regulações iniciais podem-se perder e depois temos de fazer tudo de novo.

Infelizmente o tempo em Marbella estava terrível e a muita chuva impediu que fosse possível retirar muitas conclusões. Ainda assim, posso dizer que o carro tem muita aderência, a travagem está num excelente nível e andar em piso molhado num traçado muito sinuoso, não é tão complicado como pode parecer, graças ao sistema de tração integral. Em linha reta é de uma estabilidade tremenda e no modo Comfort, consegue ser confortável. Claro que nos modos mais desportivos perde essa característica, mas ainda assim, não é tão duro como alguns rivais. Levando-o docilmente, o GLB AMG acaba por ser uma agradável surpresa. Seja como for, terei de aguardar pela chegada ao mercado para lhe dizer mais sobre o GLB AMG.

Veredicto

Se deseja um SUV compacto com sete lugares que é mais rápido e eficaz que um Skoda Kodiaq RS ou um Mini Countryman JCW (nenhum destes é tão versátil) e performance de topo, a escolha terá de ser o GLB 35 AMG. Mas se os sete lugares não lhe fazem falta e não tem mesmo de andar com um SUV, então há outras propostas no mercado. Afinal, o GLB 35 AMG é o único que oferece sete lugares com mais de 300 CV debaixo do pé direito!

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