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Primeiro ensaio Nissan Micra N-Sport: um vislumbre de desportivo

By on 1 Fevereiro, 2019

Cascais e a zona saloia acolheu a apresentação internacional do renovado, mecânica e tecnologicamente, Nissan Micra, onde apareceu o N-Sport uma espécie de ponte para um futuro Micra Nismo. Será?

Não faço a mínima ideia e depois de uma curta conversa com Yasin Deghia, o gestor de produto e planeamento da gama Micra, fiquei a saber o mesmo. “Não dei de nada, mas temos o N-Sport que com o novo bloco 1.0 litros com 117 CV é bem divertido como vai ter a possibilidade de perceber.” Obrigadinho…

Perante isto, tive de recorrer aos meus arquivos mentais para tentar descobrir a última vez que o Micra teve uma versão, assim, mais espigada. Lembrei-me do Micra SuperS dos anos 80 e 90 com motor 1.3 litros (o MA12S) com 70 CV, do muito exclusivo Micra Super Turbo, das quais foram feitas 10 mil unidades, com 110 CV (só para o Japão) e do Super S da segunda geração, com motor de 80 CV. Depois lá se fez luz e recordei o Micra 160 SR, com motor 1.6 litros e 110 CV, lançado em 2005, ou seja, há 14 anos.

Este sim, foi o primeiro e único modelo com um bocadinho mais de energia para tentar se imiscuir no segmento dos desportivos de bolso, embora a Nissan fosse á guerra com pouco mais que uma fisga face aos restantes rivais. O Micra tinha, na época, um estilo risível e com 110 CV, nem sequer incomodava alguns utilitários mais musculados. Naturalmente que foi um total insucesso, mesmo que o carro até tivesse alguma qualidade em termos de comportamento, mas com aquele estilo e algumas opções tomadas de base, pensar que o Micra 160 SR iria a algum lado era mesmo uma questão de fé.

Um Micra mais espigado

Pois muito bem, aqui estamos de novo com um Micra com aspirações a desportivo, com um motor novo, mas desta vez embrulhado com mais classe e sedução. Na minha opinião, o Micra é um dos carros mais bem desenhados do segmento e nesta versão N-Sport, com as jantes de liga leve de 17 polegadas que preenchem, totalmente, as cavas das rodas, rebaixado e com 117 CV extraídos do motor 1.0 litros com três cilindros, totalmente novo, tem tudo para ser um sucesso. Ainda por cima custa “apenas” 20.100 euros.

Obviamente que a Nissan não deu ao N-Sport nada que não esteja disponível nos restantes Micra e até oferece esta versão com o motor de 100 CV e caixa manual de cinco velocidades por menos 950 euros. E sim, o N-Sport recebe todas as alterações que a Nissan introduziu no Micra como o novo sistema de info entretenimento, maior conectividade, uma aplicação para o smartphone, um realinhamento do chassis que o rebaixou e a nova caixa de direção. Para o destacar no interior, a Nissan deitou mão de Alcantara e forrou parte do tablier e dos bancos com esse tecido.

O motor 1.0 IG-T veio trazer ao Micra aquilo que lhe faltava… potência. Recordo que esta geração do Micra tem dois anos (foi lançado em 2017) e desde então que o bloco 0.9 litros não oferecia mais de 90 CV. O bloco de três cilindros não era feliz em termos de potencia e de binário, tinha uma resposta ao acelerador pouco consistente e, sobretudo, parecia mesmo uma máquina de costura.

Perante isto, a Nissan atirou pela janela o bloco 0.9 litros e fez entrar pela porta o 1.0 litros, igualmente com três cilindros, mas tecnologia mais moderna, soluções avançadas para melhorar a fiabilidade, arrumação no compartimento do motor e performances, com dois níveis de potência, 100 e 117 CV. O mais potente tem 180 Nm, o menos poderoso 160 Nm. O que mudou? A cilindrada, a eletrónica, a maior tava de compressão e a variação do tempo de abertura das válvulas na admissão e no escape.

Com 117 CV, o Micra N-Sport pode encher o peito de ar e olhar, olhos nos olhos, os seus principais rivais: Seat Ibiza FR e o temido Ford Fiesta ST-Line. Quer dizer, olhando para a folha de especificações, o Micra N-Sport não faz assim tão bem, pois as performances não são deslumbrantes (9,9 segundos dos 0-100 km/h), mas o motor mostra-se refinado (mais que a versão de 100 CV, de forma completamente inesperada…), consegue ter bons momentos nos regimes intermédios e quando puxamos tudo dele, não se nega apesar das evidentes limitações.

Face ao bloco 0.9 litros, este motor responde muito melhor ao acelerador, embora a questão possa ainda ser melhorada. Acoplado a uma caixa de seis velocidades (o 1.0 100 CV tem caixa de cinco) com curso curto, mas alguma imprecisão, o Micra exibe um comportamento de bom nível.

Bom comportamento

Os 10 mm a menos na altura ao solo oferecem benefícios no estilo, mas, sobretudo, um melhor comportamento devido às molas e amortecedores mais duros que controlam melhor os movimentos da carroçaria. A nova caixa de direção, mais rápida, oferece-nos uma sensação de maior agilidade.

O que resulta de tudo isto? Um carro que não tendo a capacidade do Fiesta ST-Line no que toca á dinâmica, mas que se mostra eficaz em curva sacrificando, de forma aceitável uma das características que gosto no Micra, o conforto.

A chuva e o piso molhado não permitiram grandes veleidades, mas as estradas em redor do Gradil mostraram a qualidade do N-Sport. E digo-lhe, desde já, que com estas jantes de 17 polegadas e pintado de branco, por exemplo, o Micra fica com muito bom aspeto.

Interior melhorado

A aplicação de Alcantara no tabliê (para o N-Sport) e o novo sistema de info entretenimento, fazem a diferença para o anterior modelo. Mas há mais… a Nissan escutou-o e oferece, agora, os vidros traseiros com acionamento elétrico (sim, o Micra nunca teve vidros elétricos atrás), apoio de braços central e o Nissan Safety Sense foi atualizado, sendo oferecido de série. O nível de equipamento é muito completo. Tudo o resto ficou na mesma, incluindo o facto do banco traseiro do Micra continua a ser um pouco acanhado.

Veredicto

Gostei muito do Micra N-Sport, mas este não é um desportivo de bolso, mas sim um Micra espigado. Custa mais de 20 mil euros, mas pode ter quase tudo isto (motor e suspensão) por menos três mil euros. Se quiser verdadeira diversão, tem no mais barato Suzuki Swift Sport uma melhor escolha, mas se quiser juntar um comportamento divertido e maior refinamento, mesmo perdendo um pouco no conforto, o Micra N-Sport é uma opção interessante. E como disse no início, não parece estar pensado um Micra Nismo, pelo que se gosta do Micra e quer um modelo desportivo, este N-Sport é a única opção.

FICHA TÉCNICA

Nissan Micra 1.0 DIG-T 117 N-Sport

Motor3 cilindros em linha, injeção direta, turbo; Cilindrada (cm3)999; Diâmetro x curso (mm)81,3 x 72,2;Taxa compressão11,0; Potência máxima (cv/rpm)117/5250; Binário máximo (Nm/rpm)180 (200 com overboost)/1750 – 4000; Transmissão e direcçãoTração dianteira, caixa manual de 6 vel.; direção de pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; Suspensão(fr/tr)Independente McPherson/Eixo de torção; Dimensões e pesos(mm)Comp./largura/altura 3999/1743/1439; distância entre eixos 2525; largura de vias (fr/tr) 1515/1520; travões fr/tr. Discos/Tambores; Peso (kg)1095; Capacidade da bagageira (l)300; Depósito de combustível (l)41; Pneus (fr/tr)205/45 R17; Prestações e consumos aceleração 0-100 km/h (s) 9,9; velocidade máxima (km/h) 195; Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) 5,9; emissões de CO2 (g/km) 133; Preço da versão ensaiada (Euros) 20.100

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