Comprar um SUV ou Hatchback?
SUV ‘dominam’ na Europa: 51% das vendas

Que SUV compacto comprar? O AUTOMAIS ajuda com cinco opções

By on 11 Junho, 2019

Será, certamente, um dos muitos compradores de automóvel que acabou seduzido pelos SUV. Hoje é difícil encontrar alguém que na sua lista de compras não tenha um SUV a encimar essa relação. Por isso, o AUTOMAIS decidiu dar-lhe uma ajuda elaborando uma lista de cinco opções SUV.

SEAT ARONA

Compacto, o Arona é a epítome do SUV capaz de seduzir todo o tipo de cliente. Porque oferece um espaço generoso, porque a bagageira é grande (entre 230 e 290 litros) para o segmento, porque a posição de condução é correta e, também, porque é seguro e eficaz. A modularidade está plasmada no rebatimento do banco traseiro em várias versões, a qualidade do interior é satisfatória e o Arona esgrime, como nenhum outro, o argumento do pragmatismo. Claro que gostaríamos de ter uma direção mais precisa e um comportamento mais envolvente, mas não é para isso que o Arona foi feito.

HYUNDAI KAUAI

O SUV coreano tem um estilo rebuscado e uma definição técnica avançada, mas é muito mais convencional do que se poderia pensar. A garantia de cinco anos é uma boa ajuda para seduzir, mas o Kauai tem um estilo que é muito agradável e muita qualidade. O interior está muito bem construído, tem uma bela ergonomia com os espaços de arrumação bem desenhados e de forma engenhosa, com espaço suficiente para quatro pessoas, com desafogo. O comportamento do Kauai é excelente, não sendo exemplar em termos de conforto, pois é um pouco duro de molas e amortecedores. A gama é muito completa com motores diesel, gasolina e elétrico, com versões de bateria de 39 e 64 kWh e ainda tração dianteira e integral.

CITROEN C3 AIRCROSS

É um SUV, claro, mas tem muito de monovolume. É, enfim, o carro que todos os amantes dos monovolumes desejam para serem vistos dentro de um SUV. Ou não é verdade que adora os SUV, mas tem muitas saudades do seu monovolume cheio de espaço e de modularidade? Claro que está! O C3 Aircross é a resposta às suas preces: banco traseiro em duas partes com calhas para avançar ou recuar privilegiando o espaço para os passageiros ou para a bagagem, rebatimento diferenciado, banco dianteiro direito rebatível para levar grandes objetos, enfim, uma série de características que fazem dele um SUV arraçado de MPV. A suspensão é amiga das costas, os bancos nem por isso, precisavam de um pouco mais de apoio lateral. A condução é simples e sem grandes rasgos, seguro sem ser emocionante. Contas feitas, é um excelente automóvel que cumpre de forma perfeita a sua função.

FIAT 500X

Divertido e compacto, o 500X tem como base o Jeep Renegade, o que lhe oferece, desde logo, um ótimo ponto de partida. O interior é tão sedutor como o exterior e por isso o 500X parece não envelhecer. A qualidade de construção e de materiais é interessante, mas sendo tão compacto, acaba por perder alguma coisa em termos de habitabilidade e de espaço na bagageira. As prestações são suficientes, o carro é mais suave que o Jeep Renegade, oferecendo muito equipamento pelo preço pedido.

KIA STONIC

O modelo SUV compacto da Kia tem por base o utilitário Rio, por isso não tem nada a ver com o Kauai da Hyundai e não pode ter tração integral. Tem motores a gasolina e não oferece versões híbridas ou elétricas. Porém, tem uma boa habitabilidade, o estilo é muito agradável à vista e a condução é segura e fácil, com bom comportamento. Não sendo um dos modelos mais desafogados em termos de espaço, oferece níveis de equipamento muito completos. O interior é típico da Kia, ou seja, desenhado com rigor e com uma boa ergonomia. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)