Range Rover lança novo Evoque

By on 23 Novembro, 2018

A marca britânica revelou a segunda geração do Range Rover Evoque. O SUV premium apresenta-se naturalmente renovado mas por enquanto ainda não há preços para Portugal. As novidades em seguida.

Exterior/Interior

O novo Range Rover Evoque apresenta uma silhueta tipo coupé fruto do tejadilho descendente e linha de cintura ascendente. No exterior destacam-se os faróis Matrix LED, a assinatura luminosa específica dos piscas, os detalhes Black na traseira, a redução das folgas dos painéis exteriores, os puxadores das portas retrácteis e as jantes de 21 polegadas. Há duas novas cores de carroçaria, Seoul Pearl Silver e Nolita Grey.

O interior é moderno e tecnológico, com a adoção de dois ecrãs centrais de 10 polegadas que agregam a maioria das funcionalizes do veículo, tornando-o despido quase na totalidade de botões. A estes juntam-se um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e um Head-Up Display. O habitáculo é marcado por superfícies limpas e materiais de qualidade e há duas novas combinações de cores: Cloud e Deep Garnet..

Em termos de espaço, o aumento de 20 mm na distância entre eixos tornou a vida para as pernas dos passageiros traseiros mais facilitada, e, por outro lado, as novas fixações permitiram também aumentar o espaço para os pés.

A consola central, com dois apoios de braços deslizantes, é ampla e permite acomodar bolsas, guarda-chuvas e tablets. Já as portas podem receber garrafas de água até 1,5l. Todas as versões do novo Range Rover Evoque incluem 33 kg de materiais reciclados.

Motor e componentes mecânicos

As motorizações dividem-se entre três propostas a gasolina e três diesel, acopladas a uma nova caixa automática ZF de nove velocidades. As potências variam entre os 150 e 300 cv. Em março de 2019 chegará uma versão mild-hybrid e um ano depois, em 2020, uma proposta híbrida plug-in.

O Evoque conta agora com uma nova suspensão traseira Integral Link, enquanto a suspensão dianteira é MacPherson Hydro. Tem também um novo sistema dinâmico adaptativo (amortecedores adaptam-se de forma autónoma e imediata ao estado do piso) e transmissão ativa com driveline disconnect (alterna entre tração a duas rodas e tração integral de forma autónoma).

O chassis é 13 % mais rígido que a versão anterior e a distância entre eixos aumentou em 21 mm. Integra a tecnologia Terrain Response 2 (de série) que tem quatro modos de condução – Conforto, Areia, Relva/Gravilha/Neve, Lama e Trilhos, a par do modo Auto – em conjunto com uma capacidade de passagem a vau de até 600 mm – pode ser monitorizada de forma muito eficaz com o sistema opcional de sensores de passagem a vau. A distância ao solo que é de 212 mm, enquanto os ângulos de ataque e saída são 25 graus e 30,6 graus, respetivamente.

Sistemas de assistência à condução

O Range Rover Evoque vem tecnologicamente bem apetrechado. Estreia, por exemplo, a tecnologia Clear Sight Ground View, que nos permite ter uma visão de 180 graus da dianteira, através do ecrã tátil no interior do veículo, em todo o tipo de condições, graças às câmaras na grelha dianteira e nos espelhos das portas.

Através do toque num botão, o espelho retrovisor ineligente transforma-se num ecrã e mostra-nos as imagens da câmara traseira.

A conectividade e infoentretenimento é garantida pelos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Há aindaa dois suportes para tablets Click & Go com ligação para carregamento, um Hotspot Wi-Fi 4G (para até oito dispositivos) e seis fichas USB em todo o habitáculo.

A tecnologia Smart Settings permite ao Evoque aprender os hábitos do condutor. Por exemplo, o Evoque irá passar a reconhecer as preferências de temperatura, música e os números de telefone mais utilizados, assim como os dias e horas da semana em que as chamadas são feitas ou as preferências do sistema de massagem.

Há ainda os Hill Descent Control, Gradient Release Control e All-Terrain Progress Control. De série podemos contar com câmara traseira, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo com assistência à direção, assistência à manutenção na faixa, travagem autónoma de emergência e monitor da atenção do condutor.

 

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