Range Rover Sport autónomo conseguiu rodar numa das zonas mais complicadas do Reino Unido (c/video)

By on 10 Outubro, 2018

Foi o primeiro teste do sistema de condução autónoma da Jaguar Land Rover e instalado num Range Rover Sport, conseguiu circular numa das estradas mais complexas do Reino Unido, a via rápida de circunvalação à cidade de Coventry. O protótipo mudou de faixa sem problemas e misturando-se com os restantes automóveis e conseguindo, mesmo, encontrar as saídas a uma velocidade limitada a 65 km/h.

Estes ensaios da Jaguar Land Rover são realizados ao abrigo do projeto governamental do Reino Unido para a mobilidade autónoma, conhecido como Autodrive. Um projeto que está a chegar ao seu fim depois de três anos de investigação e um investimento de 23 milhões de euros.

Depois de muitos ensaios em estradas fechadas ao público nas localidades de Milton Keynes e Coventry, foi dado o passo final para ensaios em condições reais, tendo sido escolhido o Range Rover Sport pelas suas prestações e pela utilização, de série, do controlo adaptativo de velocidade de cruzeiro. Naturalmente que para este teste em estrada aberta e logo numa das estradas mais complicadas do Reino Unido, o carro foi equipado com sensores adicionais de navegação (Radar e Lidar).

Desta forma, conseguiu fazer rotundas, parar nas passadeiras, levar em linha de conta os peões e outros veículos, enfim, rodar sozinho e estacionar sozinho. Claro que nesta fase, ainda com um condutor, alerta, dentro do carro.

No final do ensaio, Mark Cund, diretor de investigação e desenvolvimento do veículo autónomo da Jaguar Land Rover, não escondia a sua satisfação, referindo que “a circunvalação de Coventry é conhecida pelo seu asfalto escorregadio e saídas complicadas. É uma estrada muito complicada em qualquer circunstância, mas especialmente com a pressão das horas de ponta. O nosso veículo autónomo não sofre a mesma pressão, cansaço ou frustração que pode ser vivida por um condutor ao longo do dia. Por isso é capaz de resolver sem qualquer problema uma situação de stress durante um percurso.”

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!