Renault Koleos Blue dCi 150 Initiale Paris – Ensaio Teste
Renault atualiza Koleos com novos motores e equipamento

Renault Koleos apresentado na Finlândia

By on 21 Junho, 2017

João Tomé

Fomos à Finlândia conhecer o novo Renault Koleos. Mantém o nome do antecessor, mas muda por completo e cresce em tamanho e em objetivos: é um topo de gama onde o espaço é rei. Chega já este mês, com preço base de 41.250 euros.

Sem gelo mas com algum frio e alguma chuva, fomos às pacíficas estradas finlandesas conhecer o novo modelo topo de gama da Renault. O Koleos faz parte da nova estratégia da marca francesa, em alargar a sua oferta nos cada vez mais populares SUV. Depois do bem sucedido Captur e do maior Kadjar, o Koleos está um passo acima e preenche o segmento D de SUV de grandes dimensões, conseguindo superar em comprimento rivais como o Mazda CX-5, o Peugeot 5008 e o Skoda Kodiaq (perde para o VW Toureg).

Apesar do nome se manter, não há comparação possível com o antigo Koleos. A nova geração cresce em tamanho e toma como ponto de partida a nível de design a berlina Talisman, com quem partilha a sua estética elegante, robusta e de luxo. O modelo entra assim na mesma linha de topo de gama do Talisman e do Espace.

Elementos distintivos do design são a dupla assinatura luminosa full LED e a assinatura luminosa em forma de C (“C-Shape”), que vai para além do bloco ótico – como no Talisman – para imprimir ainda mais força ao olhar. Consoante as versões, o Koleos pode estar equipado com faróis full LED “Pure Vision” que desempenham simultaneamente as funções de médios e máximos.

Para Laurens van den Acker, responsável pelo design do Koleos, a aposta foram em “linhas poderosas e musculadas e uma distância ao solo sobreelevada” para dar ao modelo um aspeto “elegante, dinâmico, moderno” e de “verdadeiro SUV”.

O modelo de cinco lugares usa a mesma plataforma e suspensão do Nissan X-Trail e do Kadjar e chega a Portugal já em junho. Só está disponível o motor 2.0 dCi, de 175 cv, associado à caixa automática X-Tronic (em duas e quatro rodas motrizes). O motor 1.6 dCi não chega ao nosso país porque não teria hipótese de ser Classe 1 – o facto do 2.0 ser mais pesado permite-lhe pagar Classe 1, com via verde, em Portugal). O preço começa nos 41.250 euros. A versão 4×4 começa nos 52.900 euros (pode ver todos os preços no final do artigo). O modelo que chega à Europa é fabricado na Coreia do Sul.

Espaço e conforto

O novo modelo ganha espaço com a distância entre eixos de 2,71 metros – tem um comprimento total de 4,67 metros – é uma das maiores da categoria, permitindo ao Koleos reivindicar uma habitabilidade recorde. O espaço para os joelhos e de ombros é abundante.

A habitabilidade para os passageiros é complementada por um porta-bagagens modulável de grande capacidade, e ainda por vários espaços de arrumação. O porta-bagagens oferede 579 litros, dispõe de um falso piso posicionado à mesma altura da soleira do porta-bagagens que permite oferecer um piso totalmente plano e não faltam 35 litros de espaços de arrumação, entre eles um porta-luvas de 11 litros e um porta-objetos de 7 litros na consola.

O sistema “Easy Break” permite rebater o banco traseiro na configuração 1/3-2/3 com um único gesto, graças aos manípulos situados no porta-bagagens, fazendo passar o volume total de carga para os 1795 litros.

Os passageiros dos bancos traseiros podem também desfrutar, o que é raro no segmento, de bancos aquecidos. O acesso a bordo é facilitado pela amplitude de abertura das portas, uma das melhores da categoria: 70° nas portas dianteiras e 77° nas portas traseiras.

Equipamento

Por cá vão estar disponíveis três níveis de equipamento: ZEN, Intens e Initiale Paris. O nível de equipamento Initiale Paris, ou como lhe chama a Renault, a assinatura Initiale Paris, é o mais distintivo. Além de uma cor específica metalizada, o Preto Ametista, que vem juntar-se às outras oito cores da gama, vem com:

– Jantes de 18 polegadas diamantadas,

– Uma inscrição na grelha dianteira, sob o logótipo Renault,

– Um embelezador lateral cromado, situado no guarda-lamas dianteiro.

– Estofos em couro de cor preta ou numa requintada combinação de tons cinzentos,

– Volante e punho da alavanca de velocidades revestidos de couro,

– Decorações específicas no painel de bordo e nos painéis das portas,

– Painel de bordo revestido a couro com pesponto,

– Bancos dianteiros com sistema de aquecimento e ventilados, com regulação elétrica de 6 vias mais 2 vias lombares, do lado do condutor,

– Cartão mãos livres específico Initiale Paris,

– Sistema de som BOSE com 13 altifalantes de elevado desempenho.

Versões

Energy 2.0 dCi de 175 cv – 4×2 

Zen – desde 41.250 €

Intens – desde 44.000 €

Initiale Paris – desde 49.500 €

Energy 2.0 dCi de 175 cv – 4×4 X-Tronic 

Initiale Paris – desde 52.900 €

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)