Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora
CUPRA: Quatro anos de crescimento em Portugal, com novidades a chegar

Salão de Frankfurt 2019: a antevisão

By on 23 Agosto, 2019

São menos de três as semanas que nos separam do início do Salão de Frankfurt e por isso mesmo está na hora de lançar a primeira antevisão sobre o certame germânico, ferido por ausências de peso que são mitigadas pelas novidades que vão ser apresentadas.

Apesar das muitas ausências, o Salão de Frankfurt vai ser palco para vários lançamentos, alguns muito importantes como o Porsche Taycan, o VW ID3 e o Land Rover Defender. Mas não esqueçamos modelos como o Honda e, o Peugeot e2008, Audi RS7, BMW X6, enfim, uma série de novidades que avançamos desde já para que fique a conhecer as novidades da feira alemã que vai abrir portas no próximo dia 12 de setembro.

AUDI

RSQ3, RS6, RS7, A3, S8, SQ8 e Q7 (facelift)

Muitas novidades no espaço da Audi, que depois de alguma letargia devido à necessidade de reorientar as gamas, volta ao ataque e em força. E muitas das novidades são carros desportivos como o RSQ3 que é feito com base no Q3 Sportback, o SUV coupé. O carro desenvolvido pela Audi Sport tem como rival o Mercedes GLB 45 AMG e deverá manter o motor de 2.5 litros com 400 CV. O topo de gama do A6 é esta carrinha RS6 Avant (que o Automais já lhe revelou) que graças ao motor V8 4.0 litros com 600 CV, é séria ameaça para o Mercedes E63S AMG e para o BMW M5. O RS7 também será revelado em Frankfurt e utiliza a mesma mecânica do RS6 Avant, ou seja, o V8 com 600 CV. Terá tração integral quattro, caixa automática de oito velocidades e pela menos 80 kgs que o anterior modelo. Mais terrena é a quarta geração do A3, que chega em 2020, mas terá lançamento em Frankfurt. Rival do VW Golf, o A3 viu o seu lançamento ser adiado devido a problemas com as normas de emissões e com a homologação sob o protocolo WLTP. Isso não impede que a Audi reclame para o novo A3 o estatuto de carro mais avançado do segmento estabelecendo novos padrões de refinamento. Finalmente, voltamos aos automóveis mais espigados, com o S8 a ser o único dos modelos S a manter uma mecânica a gasolina. O SQ8 turbodiesel e o renovado Q7 também estarão em destaque.

BMW

X6, Vision M Next

São poucas as novidades no espaço da BMW. O X6 receberá o seu primeiro banho de multidão, surgindo totalmente renovado e com um estilo que se aproxima das restantes gamas da casa de Munique. Os motores também foram revistos. Quanto ao VIsion M Next, estamos perante a ideia da BMW em recuperar o M1, desta feita na forma de um desportivo híbrido Plug In mais espigado e incisivo que o i8. O carro só deverá aparecer em 2025, mas a BMW vai á testar as águas e perceber a reação ao carro.

CUPRA

A marca desportiva e de luxo da Seat vai estar representada por um protótipo que apresentará o seu primeiro modelo elétrico. Terá a forma de um coupé e será baseado na plataforma MEB. Pelas imagens já mostradas, será uma reinterpretação desportiva do Seat el-Born, o primeiro modelo elétrico da Seat

HONDA

O e será a grande novidade da Honda. O utilitário elétrico a casa japonesa surgirá na sua versão final, antes de chegar ao mercado no início do próximo ano. A reação tem sido muito positiva e a Honda já recebeu inúmeras encomendas para o citadino elétrico.

HYUNDAI

Electric racer, Electric Concept Car, i10, i30N Project C

Frankfurt servirá de palco para a revelação do primeiro modelo de competição puramente elétrico da casa coreana. Há poucos detalhes sobre o modelo, mas terá como base o i30N TCR e será rival do Cupra e-Racer, pelo que em termos de potência andará próximo dos 680 CV. Paralelamente, a Hyundai mostrará o protótipo de um novo veículo elétrico que mostra o próximo passo em matéria de mobilidade. O i10 também fará a sua estreia em Frankfurt, sendo que a maioria das peças e a base será partilhada com o Kia Picanto. Finalmente, a edição especial do i30N denominada Project C e dedicada aqueles que acham que o desportivo da Hyundai tem pouco… picante!

LAMBORGHINI

A casa italiana está a preparar o sucessor do Aventador, devendo ser tão ou mais dramático que o atual e oferecer uma motorização híbrida. Mas antes disso, a Lamborghini irá revelar um supercarro híbrido que tem o nome de código LB48H. O motor será o V12 da casa italiana.

LAND ROVER

Será um dos carros mais aguardados do ano e será revelado no Salão de Frankfurt. O carro já fez varias aparições despois de ter sido revelado como protótipo em 2018. Sabe-se que terá três tipos de carroçaria, um gama de motores diesel e gasolina e um estilo que todos esperam façam jus à pesada herança do passado.

MERCEDES

EQV, ESF 2019 Concept, GLB 35 AMG

A versão elétrica do Classe V já foi revelada, mas estará em Frankfurt e fará parte da gama EQ. Oferece oito lugares e uma autonomia de 400 km a uma velocidade máxima de 160 km/h. A forma do EQV permite-lhe alojar as baterias por baixo do piso e manter toda a versatilidade do Classe V. Ou seja, pode continuar a ser usado como “shuttle” de luxo com seis lugares VIP ou Táxi de 8 lugares. Já p

O ESF faz parte de uma longa linha de modelos que funcionam como montra tecnológica e parte de uma investigação em curso para transformar os veículos autónomos mais seguros. A base é um GLE que tem várias opções para a condução autónoma como o volante e a pedaleira retrátil, cintos de segurança e demais parafernália. Finalmente, a AMG irá mostrar a versão desportiva do GLB que conta com o motor do A45S AMG, ou seja, o 4 cilindros com 420 CV e o modo “Drift”. Há uma versão mais ligeira, com o mesmo motor de 2.0 litros mas com pouco mais de 300 CV, o mesmo motor do A35 AMG.

MINI

A casa britânica propriedade da BMW, terá como novidade uma versão totalmente elétrica do modelo de três portas. O carro já foi revelado e não tendo uma autonomia de encher o olho, a verdade é que é um carro com muito bom aspeto e promete preços muito interessantes. A produção começa em novembro.

PORSCHE

O pontapé de saída para o programa de eletrificação da Porsche, avaliado em mais de 5 mil milhões de euros, com a apresentação do Taycan em Frankfurt. O rival do Tesla Model S será o início de uma nova era na Porsche e o interesse é grande.

RENAULT

O Captur será a grande novidade da Renault. O modelo entra na sua segunda geração, bebe inspiração no novo Clio, sendo que o interior também é inspirado pelo Clio. Será revelada no Salão de Frankfurt a inovadora versão híbrida E-Tech.

OPEL

e-Corsa, Grandland X PHEV

Nada de fundamentalmente novo no espaço da Opel, apenas a versão elétrica do Corsa (igual ao e-208 da Peugeot). Mais destaque para o primeiro híbrido da marca, no caso o Grandland X Hybrid4, equipado com o motor de 1.6 litros com 200 CV e dois motores elétricos de 108 CV, dá uma potência combinada de 300 CV. A bateria de 13,2 kWh permite uma autonomia de 50 km em modo elétrico, bateria que pode ser carregada com uma “Wall box” de 7,4 kW em apenas duas horas.

VOLKSWAGEN

ID3, ID Concept e T-Roc Cabriolet

Finalmente vamos ficar a conhecer o ID3, modelo que já está á venda, que já esgotou as unidades de lançamento e que está a gerar grande discussão. Paralelamente, a VW vai revelar mais um protótipo que nos dará a ideia do que aí vem. Estaremos na presença, provavelmente, na presença do ID2, um crossover. Finalmente, o T-Roc Cabriolet também fará a sua estreia oficial no Salão de Frankfurt. É um modelo extrovertido e emotivo e será o único modelo SUV descapotável.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)