Salão de Frankfurt vai mudar de casa e passar a chamar-se Salão de… Munique, ou Berlin?
Ambientalistas protestam à porta do Salão de Frankfurt

Salão de Frankfurt 2019: saiba quem vai estar presente e os ausentes

By on 16 Julho, 2019

A dois meses da sua realização, a organização do Salão de Frankfurt já divulgou a lista de presença no certame germânico, confirmando-se um recorde de ausências.

Perante a lista divulgada pela organização, quase é mais simples dizer quem não vai estar que os presentes, tal o número de ausências. Contas feitas, a maioria dos europeus e americanos não vai estar presente. Ou então optam por entregar às filiais alemãs uma presença discreta como sucede com a Renault e a Dacia, que vão ter um mini espaço no exterior dos pavilhões, onde estará o novo Captur. O mesmo irá fazer a Land Rover. Já a Jaguar a partilhar espaço com a BMW e a Mini (sem Rolls Royce), Alpina, Hyundai e a Opel, a única marca do grupo PSA presente, no pavilhão 11.

O pavilhão 3 será ocupado integralmente com o Grupo Volkswagen, stando prevista a presença da VW, Seat, Skoda, Audi, Lamborghini e a Porsche. Ss vedetas serão o ID3 e o taycan, e toda a ofensiva elétrica do gigante alemão. Curiosamente, Bentley (que tem modelos novos) e a Bugatti vão estar ausentes.

A Mercedes estará reduzida a um espaço onde também estará a AMG, a Brabus e a Startech, preparadores autorizados Mercedes, a McLaren e a Polestar ocupam pequenos espaços fora dos pavilhões, a Volvo estará ausente, mas teremos o regresso da Ford aos salões para mostrar os novos Puma e Kuga. Estará no pavilhão 8, juntamente com a Honda, a única marca japonesa presente. Muitas marcas pouco conhecidas no Velho Continente vão surgir em Frankfurt, como a Artega, Evum, ou a chinesa Great Wall.

Porém, nenhuma delas será capaz de ocupar o espaço deixado vazio por Peugeot, Citroen, DS, Toyota, Nissan, Mazda ou ainda a Kia. Será um Salão de Frankfurt dominado pelo grupo VW, mas com pouco para ver em termos de novidades e de construtores.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)