Salão de Frankfurt vai mudar de casa e passar a chamar-se Salão de… Munique, ou Berlin?
Ambientalistas protestam à porta do Salão de Frankfurt

Salão de Frankfurt pode estar em risco

By on 13 Setembro, 2019

O grande certame germânico parece estar em risco segundo o jornal alemão Handelsblatt, pelo menos no seu formato atual.

O sinal foi dado já no ano passado e as luzes de alarme acenderam-se quando com muitos meses de antecipação ficaram anotadas muitas ausências, algumas delas de “players” de peso. Recordamos que Toyota, Peugeot, Citroen, Nissan, Kia, Volvo, Ferrari e a Fiat Chrysler Automobiles, primaram pela ausência.

 Os organizadores do evento ainda seduziram Angela Merkl, a chanceler alemã, para abrir o Salão de Frankfurt ao público, mas quando os jornalistas que estiveram presentes nos dias de imprensa saíram, as críticas choveram vindas dos construtores que não gostaram do formato.

Por isso mesmo, os construtores no seio da ACEA discutem um novo conceito para os salões que deverão ter mais ênfase nos conceitos de mobilidade que nos veículos. Isto porque todos querem “vender” os conceitos de mobilidade alternativa, nomeadamente, a elétrica com o foco na tecnologia e nos benefícios e não nos veículos. Para lá das marcas ausentes, muitas outras estiveram visíveis com espaços bem mais pequenos que em anos anteriores, deixando claro que algo tem de mudar. 

“A importância dos salões mudou. No futuro, o foco terá de ser menos no produto e mais na tecnologia.” Esta é a ideia dos construtores, plasmadas nestas declarações de Nicolas Peter, diretor financeiro da BMW, ao jornal Handelsbatt. A marca bávara foi uma das que reduziu, bastante, o orçamento para exposições e encolheu o espaço em Frankfurt. A Mercedes reduziu em 30% no espaço habitualmente ocupado. Dados citados pelo jornal Handelsblatt. Contas feitas, o número de expositores caiu 20% para 800 e a área de exibição reduziu-se 16% para 168 mil metros quadrados, uma vez mais, contas feitas pelo periódico germânico.

O mesmo artigo dizia que Bernhard Mattes, presidente da VDA (a associação automóvel alemã) e ex-responsável pela Ford Alemanha, já marcou uma reunião com os construtores para discutirem planos para o futuro do Salão de Frankfurt.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)