Jeep Avenger é a principal novidade da marca para o mercado europeu
Renault 4 está de volta, antecipando um novo modelo para o ano 2025

Salão de Paris: os protótipos

By on 3 Outubro, 2018

Inevitáveis em qualquer salão, os protótipos oferecem um vislumbre do futuro e só é pena que a grande maioria nunca chegue á produção em série. Entre mais alguns, estes foram os melhores protótipos do Salão de Paris 2018.

O mais belo e que merecia chegar à produção em série é o Peugeot e-Legend. Surgiu em Paris como um veículo elétrico e autónomo, evoca o 504 Coupé, e foi desenhado, pensado e criado para provar que o carro do futuro por ser muito interessante. O e-Legend surgiu em Paris, 50anos depois do 504 Coupe ter feito o mesmo caminho. Merece chegar, já, á produção em série!

Também elétrico e totalmente autónomo, o Renault EZ-Ultimo está nos antípodas. Parece um casulo, é ultra eficiente e destina-se ao transporte autónomo VIP de pessoas. Pode funcionar com transporte de luxo entre o aeroporto e hotel ou como carro de partilha através de aplicação. Com 5,8 metros de comprimento, tem autonomia para 500 quilómetros.

O K-ZE da Renault fez girar muitas cabeças, pois o protótipo de um pequeno SUV elétrico destinado às grandes cidades (do tamanho do Twingo), está muito bem conseguido. Parte de uma enorme ofensiva da Renault na mobilidade elétrica, estará á venda já em 2019, na China, em 2021 na Europa, oferece 250 km de autonomia e um aspeto delicioso.

O Forease é uma espécie de antevisão do futuro da Smart que, como todos sabem, será uma marca puramente elétrica dentro de pouco tempo. Feito com base no ForTwo EQ Cabrio, o Forease é uma espécie de prenda da Smart pelos seus 20 anos. Descapotável, destaca duas “bossas” atrás dos bancos, por questões de segurança e um arranjo do exterior que lhe oferece um aspeto musculado. Para a Smart este Forease é “uma solução de mobilidade elétrica sem complicações.”

Para uns é lindo, para outros nem por isso, mas na forma de protótipo a Porsche confirmou que o Speedster vai voltar á gama 911. O modelo apresentado foi feito em cima da atual gama e não tem as alterações que a nova geração do 911 – que será apresentado nos Estados Unidos dentro de dias – exibe, destaca uma inspiração nos modelos do passado. A modernidade é conferida pelas jantes de 21 polegadas (que deverão ser as utilizadas no carro de produção até porque são muito parecidas com as dos novos 911…) , pelo motor atmosférico 4.0 litros emprestado pelo 911 GT3 e pelo estilo do modelo. Celebrando o 70º aniversário da Porsche, a marca alemã vai produzir, apenas, 1948 exemplares do 911 Speedster e será como que o canto do cisne da atual geração 991 do Porsche 911.

O PB18 e-Tron é uma espécie de antevisão do sucessor da segunda geração do desportivo R8. Criado e desenhado numa parceria entre o Audi Design Loft em Malibu, Califórnia e a Audi Sport em Neckarsulm, Alemanha, o PB18 e-Tron é descrito pela Audi como o “o superdesportivo do futuro”. Impressionante do ponto de vista do estilo, o PB012 não deixa de causar impacto com os 770 CV de potência e as performances de cortar a respiração. Equipado com a última geração de baterias sólidas, será muito mais leve, ajudando nesse desígnio a utilização da fibra de carbono e o alumínio bem como outros materiais leves. Com quatro rodas motrizes, a Audi reclama menos de 1550 quilos para o PB18 e-Tron.

Veio do Vietname, tem como base a plataforma e as mecânicas da BMW e tem como responsável pelo estilo a Pininfarina. David Beckham esteve no espaço da Vinfast, funcionando como embaixador da marca. Para já a gama, ainda em protótipo tem um SUV com base no X5 e um uma berlina com base no Série 5. Os protótipos eram modelos já muito perto da produção em série que começará já em março do próximo ano, com as vendas a arrancarem no final do verão de 2019.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)